A terceira reunião presencial do projecto “Transcom-Euroace” decorreu em Mérida, na quinta-feira, dia 3 de Outubro, coordenada pelo líder de projecto, Agenex – Agência de Energia da Extremadura (Espanha).

Foram abordados vários tópicos, como o ponto de situação actual do projecto, as próximas actividades a desenvolver e as respectivas dúvidas dos vários elementos que compõem o consórcio.

O projecto visa, como objectivo primário, o desenvolvimento de uma rede transfronteiriça de comunidades energéticas locais e a criação de um Serviço Transfronteiriço de Assessoria Comunitária (STAC), para todo o território Euroace.

Ao abrigo do projecto, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promove a mobilidade suave com recurso a energia eléctrica, em coordenação com os municípios participantes, ao alavancar investimentos infraestruturais para a mesma, como o “Estudo para a implementação de uma Rede Pedonal e Ciclável no Alto Alentejo” e um conjunto de equipamentos que resultarão na disponibilização de bicicletas eléctricas às populações locais. “Um verdadeiro incentivo para iniciar a criação de comunidades energéticas na área da mobilidade”, refere a CIMAA.

A AREANATejo, igualmente parceira no projecto, irá implementar como acção piloto no Alto Alentejo uma Comunidade de Energia Renovável e o desenvolvimento de uma Plataforma Integrada para a Descarbonização, que irá permitir gerir os investimentos, integrar a facturação de electricidade e combustível, entre várias outras funcionalidades.

“Assim, o território do Alto Alentejo tornar-se-á mais atraente, dinâmico e acessível, não só do ponto de vista da mobilidade, mas também do ponto de vista do desenvolvimento e coordenação, em prol do empoderamento das comunidades locais”, conclui a CIMAA.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Preparado para atravessar para 2026? Na contagem decrescente trazemos-lhe a lista dos rituais para atrair um Feliz Ano Novo

O decorrer do ano dirá da eficácia, mas independentemente do resultado, faz parte da tradi…