Elvas e Bückeburg assinaram ontem, dia 2 de Outubro, “um protocolo de geminação, cooperação e amizade, unindo assim estas duas cidades com o objetivo de promoção e partilha de experiências entre os municípios”.

O documento foi assinado por José Rondão Almeida e Axel Wohlgemuth, presidentes das câmaras municipais de Elvas e Bückeburg, na presença de Graça Luna Pais, presidente da Assembleia Municipal elvense, membros do executivo municipal e do professor Jacinto César.

Nesta cerimónia, Rondão Almeida salientou este “momento de especial significado para as cidades de Elvas e Buckeburg”, que “marca o início de uma relação fraterna, fundada nos valores de solidariedade, intercâmbio cultural e desenvolvimento mútuo.”

O presidente da autarquia de Elvas referiu ainda que “ao olharmos para as nossas cidades, apesar da distância geográfica, é fácil perceber as muitas semelhanças que nos aproximam.
Elvas, com as suas imponentes fortificações, é um símbolo de resiliência e história, tendo desempenhado um papel fulcral na defesa de Portugal ao longo dos séculos.
Buckeburg é igualmente um testemunho de resistência e cultura, com o seu magnífico castelo e rica tradição histórica. Ambas orgulham-se dos seus monumentos e património cultural, que transcendem fronteiras e épocas, unindo-nos numa partilha comum de valorização do passado”.

O presidente do município de Elvas terminou a sua intervenção assegurando que não é um ato simbólico, “é, acima de tudo, um compromisso com o futuro”: “Um compromisso de intercâmbio cultural e educacional, que permitirá que as gerações vindouras de Elvas e Buckeburg conheçam e respeitem as suas culturas, línguas e tradições. Um compromisso de colaboração económica e social, que abrirá portas a novas oportunidades para os nossos cidadãos e que fortalecerá os laços entre as nossas economias locais”.

Axel Wohlgemuth realçou este como “um momento muito importante para as duas cidades, apesar da distância que as separa desde sempre, há mais de 200 anos houve uma aproximação e hoje aproximamo-nos ainda mais”.

Segundo o edil alemão, há que “fortalecer os laços de amizade, através de uma cooperação assente em diversos fatores, nos campos da cultura, educação, economia, digitalização, informação, turismo e intercâmbio turístico virtual”.

Ao longo do dia, Axel Wohlgemuth, acompanhado da sua esposa, visitou diversos monumentos e equipamentos de Elvas, ficando a conhecer melhor a cidade Património Mundial.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Banda da Sociedade Filarmónica Galveense a caminho do centenário

A Banda da Sociedade Filarmónica Galveense, um dos símbolos vivos da cultura no concelho d…