A Guarda Nacional Republicana está a realizar, desde terça-feira 1 de Outubro e até 15 de Novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2024”, a qual visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.

No Dia internacional do Idoso, celebrado a 1 de Outubro, os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário distribuídos por todo o País, com o apoio e a sinergia dos vários parceiros locais e nacionais, promovem a proximidade junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhos e/ou isolados: para “reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”.

A GNR prolonga o período da operação este ano porque considera “fundamental alertar as pessoas idosas para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências, assim como prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool e combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitação de adultos para utilização da internet”.

Na Operação “Censos Sénior” de 2023, foram sinalizados 44 114 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade.

No Alentejo foram identificados 9094 idosos nestas condições, com Beja a representar o maior número, 3230, Évora com 2972 e 2892 no distrito de Portalegre.

A operação censos Sénior da GNR, encontra-se integrada no programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança” do Ministério da Administração Interna, o qual visa, através da ação das Forças de Segurança, garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento integrado, mais próximo e humano.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…