A competição Viagem pelo Clima arrancou ontem às 9h45 no Mosteiro Santa Maria do Mar em Carcavelos, com a presença de Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente e da embaixadora do projeto e apresentadora de TV, Fátima Lopes. Arronches, município parceiro da segunda edição da Viagem pelo Clima, acolhe a Equipa Água que chega no dia 26 de setembro para sensibilizar os comerciantes.

A iniciativa, promovida pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, percorrerá 8 municípios parceiros até 1 de outubro, com o objetivo de promover ações de consciencialização sobre as alterações climáticas e os desafios enfrentados pelas comunidades na adaptação a um futuro mais sustentável. Durante a viagem, as equipas – Equipa Ar, Equipa Terra e Equipa Água – irão promover atividades que permitirão à população refletir sobre o impacto das suas escolhas no clima e na vida comunitária, enfrentando diversos desafios em cada município.

A Equipa Ar estará em Arronches no próximo dia 20 de setembro com a rúbrica Rota Municipal da Sustentabilidade em Arronches, incentivando os negócios a calcularem a sua pegada de carbono e a Equipa Terra passará pelo território no dia 25 de setembro, Dia Nacional da Sustentabilidade, recolhendo histórias inspiradoras na rúbrica Climate Stories. Todas as equipas irão também desafiar as pessoas a calcularem a sua pegada de carbono com a ajuda da app Get2ZeroforPeople.

No dia 26, o Município de Arronches conta com a presença de Fátima Lopes no desafio “Arronches + Eco”, que atribui selos de sustentabilidade a estabelecimentos de restauração e hotelaria, como cafés, restaurantes, padarias, pastelarias, bares e snack-bares. Os selos serão divididos em três níveis: ouro, prata e bronze, com base na adoção de práticas sustentáveis.

O desafio envolve a definição dos critérios de avaliação e a criação de um questionário que aborde cinco categorias principais: gestão de resíduos, uso de recursos, produtos e abastecimento, educação e sensibilização, comprometimento e certificações, com base em auditorias ambientais respeitando regulamentos como a ISO 14001, por exemplo.

Além disso, a iniciativa incluirá uma fase de sensibilização, onde a equipa irá trabalhar com os comerciantes para implementar melhores práticas sustentáveis e incentivar a adoção de medidas que possam melhorar as suas pontuações. Também será apresentada a nova iniciativa municipal de recolha de borras de café, complementando o projeto “Arronches + Eco” e promovendo um ambiente mais sustentável.

A equipa que vencer a competição terá a oportunidade de viajar até ao Azerbaijão, em novembro de 2024, e participar na COP 29, a conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

A viagem culminará com o regresso das equipas no dia 1 de outubro de 2024, após um percurso que abrangerá várias localidades, trazendo à tona questões cruciais sobre o clima e a necessidade de uma ação coletiva urgente.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Quadro_Assinaturas-1024x485-1.jpg
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…