A Águas do Alto Alentejo (AAA) vai investir seis milhões de euros num projecto de eficiência hídrica que visa reduzir perdas de água potável ao longo das redes de abastecimento.
A empresa intermunicipal AAA, criada em 2022, gere a água em baixa em 10 dos 15 municípios que compõem o distrito de Portalegre, mais precisamente nos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel.
O presidente do Conselho de Administração da AAA, Hugo Hilário, explicou que o novo projecto tem por base a “pesquisa e detecção de fugas, renovação do parque de contadores de água, actualização cadastral, remodelação hidráulica da rede e definição dos patamares de pressão, definição de zonas de monitorização e controlo”, entre outras questões que minimizem a perda de água.
A iniciativa vai incidir sobre “tudo o que tem a ver com o objectivo de diminuir a água não facturada e reduzir ao máximo as perdas reais e as perdas aparentes”, acrescentou.
Segundo o responsável, o projecto vai também permitir poupar “aproximadamente 10 mil milhões de litros de água potável nos próximos anos”.
“Estamos a falar de água [este volume de 10 mil milhões] que os 10 municípios agregados consomem no espaço de quatro anos”, realçou.
Por isso, “é evidente, e tendo o diagnóstico feito, que temos um problema grave de perda de água não facturada neste nosso subsistema”, continuou.
Para Hugo Hilário, com o projecto de eficiência hídrica, a empresa intermunicipal poderá, “certamente, melhorar todo o sistema de abastecimento e torná-lo mais eficiente”.
Este investimento, precisou, vai decorrer “ao longo dos próximos anos”, estando previsto o arranque dos trabalhos ainda este mês.
“Aquilo que se prevê é que estes investimentos decorram nos próximos três a quatro anos, porque há uma série de procedimentos e intervenções que temos de fazer em permanência”, acrescentou.
Em comunicado, a AAA divulgou que o projecto de eficiência hídrica vai ser apresentado na próxima segunda-feira, pelas 12 horas, na Casa das Memórias, em Nisa.

HYT // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…