No passado sábado, 17 de Agosto, realizou-se a caminhada “A flora de Avis no brilho do ocaso”, integrada no programa anual de caminhadas promovidas pela Câmara Municipal de Avis, no âmbito do calendário de atividades da Bandeira Azul.

Os caminhantes saíram do Jardim Público Municipal em direção ao Complexo do Clube Náutico numa viagem de ida e volta, sempre através do corredor ciclável e pedonal, procurando, desta forma, fomentar a mobilidade sustentável.

Nesta iniciativa pretendeu-se identificar e descrever algumas espécies botânicas do estratos arbóreo (lodão-bastardo, olaia, sobreiro, tília de folhas pequenas, entre outras) e arbustivo (medronheiro, pilriteiro, murta, entre outras) para demonstrar a relevância das espécies autóctones nos espaços verdes. Por último  o grupo desfrutou  do deslumbramte do pôr-do-sol na Albufeira do Maranhão.

Nesta ação foram também referidas as vantagens da ciclovia, nomeadamente contribuir para a redução do trânsito automóvel (diminuição de gases nocivos, nomeadamente CO2), aumento de transeuntes e ciclistas, melhor segurança para os utilizadores e promoção de mobilidade sustentável (uso da bicicleta e prática de caminhadas – melhoria da saúde e bem-estar), melhores acessibilidades e interligar a vila de Avis às infraestruturas do Clube Náutico de um modo mais atrativo, seguro e confortável. Houve ainda uma breve referência à eficiência energética, uma vez que o corredor possui postes de iluminação LED com sensor de movimento.

A organização desta iniciativa esteve a cargo do Câmara Municipal, apoiada pela Freguesia de Avis e  Associação Desportiva e Recreativa Amigos do Atletismo de Avis.

A próxima caminhada está marcada para dia 15 de Setembro, em Alcórrego.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…