A Guarda Nacional Republicana desenvolve em  todo o Território Nacional, entre 18 de Agosto de 2024 a 28 de Fevereiro de 2025, ações de fiscalização ao exercício dos atos venatórios, para prevenção, deteção, repressão e investigação de situações de desrespeito às normas legalmente definidas.

A caça é um recurso natural renovável que, de acordo com a legislação atual, é objeto de uma política específica e de medidas especiais de proteção e conservação, visando a gestão dos recursos cinegéticos.

A operação realizada pela GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), na s qualidade de polícia ambiental, tem como objetivo observar  e garantr o respeito pelas medidas de proteção e conservação dos recursos cinegéticos, tendo em vista a sua gestão sustentável.

A peração innclui a realização de ações de sensibilização e cooperação no âmbito das atividades relacionadas com o ato venatório, assim como ações de fiscalização ao exercício da caça.

Na abertura da caça no terreno ordenado é necessário ter uma especial atenção às espécies cinegéticas, meses e limite diário de abate, elencadas no Calendário Venatório Época Venatória 2024-2025.

Dentro desse pressuposto legal, constata-se, assim, que a época venatória:

  • Nos terrenos ordenados, inicia-se no terceiro domingo de agosto, dia 18 de Agosto de 2024, terminando a 28 de Fevereiro de 2024;
  • A época venatória de espécies cinegéticas de caça maior, tais como, o javali, veado, gamo, corço e muflão, em terrenos ordenados, começou a 1 de Junho de 2024, terminando a 31 de maio de 2025;
  • Nos terrenos não ordenados, começa a 6 de Outubro de 2024, terminando a 29 de Dezembro de 2024.

A GNR, através do SEPNA, tem como prioridade estratégica a defesa dos valores naturais e ambientais numa perspetiva de alcançar uma melhor segurança e bem-estar para os seres humanos e a biodiversidade. Na prossecução desse objetivo coloca  à disposição dos cidadãos três canais que podem ser utilizados para o envio de contributos ou denúncias nesta área. São eles a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), o site da GNR  www.gnr.pt (Serviços/SOS Ambiente) e o endereço de correio eletrónico [email protected].

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Treinador de “O Elvas” partilhou segredos da “organização ofensiva” em formação da AFP

No passado dia 25 de setembro, realizou-se em Portalegre, a formação "Organização Ofensiva…