O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana, para além atividade que desenvolve diariamente, efetuou várias operações no distrito de Portalegre, na semana de 5 a 11 de agosto, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras ações.
No âmbito do trabalho desenvolvido, os militares da GNR detiveram 10 indivíduos em flagrante, com destaque para: três por condução sob influência do álcool; um por condução sem habilitação legal; um por tentativa de homicídio; um por tráfico de estupefacientes; um por furto.
Relativamente ao trânsito, na sequência de ações de fiscalização foram detetadas 99 infrações, das quais se destacam: 12 por falta de inspeção periódica; cinco relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; quatro por falta de seguro de responsabilidade civil; quatro por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; duas por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
Ao nível da sinistralidade, a GNR acompanhou 11 acidentes que originaram um ferido grave e dois feridos leves.
Em ações de Fiscalização Geral foram levantados seis autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.
Entre 5 e 11 de Agosto a GNR desenvolveu ainda várias ações de sensibilização: 23 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 204 idosos; nove no âmbito do programa “Comércio Seguro”, com a sensibilização de 90 comerciantes.

