Os alunos do 12º ano realizaram, na manhã de segunda-feira, dia 22 de Julho, a segunda fase do exame nacional de Matemática.
A prova iniciou-se às 9,30h, tendo a duração de duas horas e meia, mais 30 minutos de tolerância.
A segunda fase dos exames nacionais destina-se maioritariamente aos alunos que chumbaram na primeira etapa, no entanto, quem necessitar de subir a nota também poderá realizar o exame.
Os resultados da segunda fase do exame nacional só podem ser utilizados na segunda fase do concurso nacional de acesso ao superior.
No ano de 2023, a segunda fase da prova foi realizada por 59.956 alunos. A média obtida foi de 9,5.
Os alunos do 12º ano encontram-se num momento de escolhas e de incertezas. Dependem da média do secundário, como também da nota do exame para poderem ingressar no curso que pretendem.
As reacções dos alunos da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, em relação à realização do exame foram distintas. Ao fim e ao cabo, a opinião de cada pessoa pode variar e, para o que para uns foi fácil, para outros pode ter sido mais complicado.
No entanto, é importante realçar que vários professores examinadores referiram que o exame foi “um bocadinho mais difícil em comparação com o da primeira fase”. Dito isto, esperava-se que os alunos tivessem sentido essa dificuldade adicional, mas não foi o caso. Grande parte dos poucos estudantes que realizaram a prova disseram que o exame “correu melhor do que o primeiro”. Provavelmente existiu da parte dos mesmos um pouco mais de estudo e, por isso, consideraram o exame mais acessível.
Os alunos que efectuaram a prova vão aguardar ansiosamente pelo dia 5 de Agosto, data em que serão divulgados os resultados.


