O Verão ameno está a permitir que as Brigadas de Sapadores Florestais (BSF) pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continuem os trabalhos de silvicultura preventiva na Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis (RPFGC), com o objetivo de tornarem o território cada vez mais seguro, resiliente e sustentável, anunciou a CIMAA.
A silvicultura preventiva desempenha um papel essencial na gestão sustentável das florestas e na prevenção de incêndios rurais.
Atualmente, as BSF contam com maquinaria cedida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), através de um contrato de comodato celebrado com a CIMAA. Estes equipamentos permitem um aumento significativo na capacidade de intervenção ao longo do território, por parte das Brigadas de Sapadores Florestais.
A silvicultura preventiva implica a realização de podas, desramações, corte de mato, queimas, fogo controlado e queimadas, de forma a garantir a limpeza e proteção das florestas e outras áreas com vegetação.

