A Câmara Municipal de Sousel realizou dia 29 de Junho, na freguesia de Casa Branca, uma homenagem aos antigos combatentes que serviram no Ultramar. Com este gesto o município quis expressar “o reconhecimento e a gratidão da comunidade pelos sacrifícios e bravura destes heróis”.

A cerimónia contou com a presença de homenageados e seus familiares, o presidente da Câmara Manuel Valério, e a presidente da Assembleia, Maria Rosalina Teles, que discursaram na homenagem. Estiveram também os vereadores do município e os presidentes das Juntas de Freguesia.

Um dos pontos altos do evento foi a inauguração do Memorial aos Antigos Combatentes, situado no Largo da Igreja Matriz. A inauguração contou com a participação de figuras militares, como o Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, da Liga dos Combatentes (LC), que presidiu à homenagem, o Capitão de Mar e Guerra João Teles Ribeiro, que discursou em representação dos antigos combatentes albidomenses, o Tenente Coronel de Cavalaria Fernando Lopes, representando o regimento de Cavalaria nº 3 (RC3) Dragões de Olivença, de Estremoz, e o Sargento Mor de Cavalaria Jorge Carujo, em representação do Núcleo de Estremoz da LC. Foram acompanhados por uma secção armada do RC3 e pela Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel, dirigida pelo maestro Eduardo Correia.

O monumento inaugurado é um tributo permanente à coragem e ao serviço dos combatentes de Casa Branca, garantindo que os seus feitos e sacrifícios sejam lembrados pelas futuras gerações.

Além da inauguração do memorial, o evento incluiu um concurso de pesca que começou na Barragem da D. João com entrega de prémios, e o lançamento de dois livros do autor João Richau. As obras “Combatentes do Concelho de Sousel na Primeira Guerra Mundial” e “Casa Branca – Notas Históricas Concisas” oferecem uma perspetiva histórica e cultural sobre o concelho de Sousel, destacando o impacto da Primeira Guerra Mundial na região e aspetos históricos relevantes de Casa Branca.

O dia terminou com um concerto da Banda da Armada, dirigida pelo maestro Capitão-tenente Músico José António Peixoto Veloso, em frente à Igreja Matriz.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

UCC do Crato promove literacia em saúde no 1º ciclo 

No decorrer do mês de janeiro, a UCC do Crato, promoveu sessões de educação para a saúde n…