O diário espanhol “Hoy” deu destaque às celebrações do Dia de Portugal em Olivença pelo nono ano consecutivo.
Os Centros educativos de Olivença celebraram o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com uma palestra sobre a língua portuguesa e uma degustação de petiscos.
A iniciativa foi promovida pelo Ayuntamiento de Olivença através da Aula de Língua e Cultura da Universidade Popular, e da especialidade de Cozinha da Escola Profissional “Dual ‘La encina IV”, que organizaram um programa de actividades culturais e gastronómicas com um objectivo de conhecimento e aproximação à comunidade lusa.
O evento decorreu no Convento San Juan de Dios e foi amplamente participado pelos alunos e professores dos Centros Educativos de OlivenCuza del Fco. Ortiz López, das Escuelas Parroquiales del Sagrado Corazón de Olivenza e do IES Puente Ajuda.
A jornada comemorativa do 10 de Junho começou às 13h15. Foi inaugurada pelo alcalde de Olivença, Manuel J. González e pelo professor de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular de Olivença com uma conferência sobre os Benefícios da Dieta Mediterrânica.
No uso da palavra o alcalde e a professora de português do IES Puente Ajuda destacaram a importância do conhecimento da cultura e da língua portuguesa como mecanismo de desenvolvimento da cidade e dos oliventinos e de aproximação à cultura lusa, que significa ao mesmo tempo conhecer a história de Olivença.
No final da palestra foi servida uma degustação de petiscos portugueses. Os participantes tiveram oportunidade de saborear bifanas, rissóis de atum e bolo de laranja confecionados pelos alunos da Escola Profissional “Dual ‘La encina IV”,