Sousel faz coincidir a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades com a inauguração  da Igreja de Nossa Senhora da Orada.

A celebração do Dia de Portugal ficará perenemente associada à reabertura da Igreja que foi alvo de obras de requalificação.

O momento, de acordo com o município, “marca não apenas a conclusão de um significativo projeto de restauro, mas celebra também a rica herança cultural e religiosa da vila de Sousel e do concelho”.

A Igreja de Nossa Senhora da Orada, é considerada um monumento de grande valor histórico e arquitetónico. Foi submetida a uma extensa requalificação que visou preservar a sua integridade estrutural e estética, garantindo que continue a ser um ponto de referência para as gerações futuras.

A data de reabertura do monumento foi escolhida com critério. “Sublinha a importância do feito para Sousel e a ligação que existe entre estas efemérides. A Igreja Nossa Senhora de Orada, que foi edificada em homenagem ao Santo Condestável, pela Batalha dos Atoleiros, e onde está retratado este momento histórico nos seus painéis de azulejos, o dia de Camões, autor da maior obra Portuguesa – os Lusíadas – onde dedica 14 passagens ao Santo Condestável e o Dia de Portugal, celebrado a 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

COLETIVO SODA: Vila Boim homenageia Vicente Besugo com exposição de pintura infantil

No próximo dia 4 de outubro, pelas 11h30, será inaugurada, no salão do Centro Cultural de …