Num comunicado emitido há minutos, a Secretaria Geral do Ministério da Administração fez o ponto de situação do dia eleitoral, até às 15h00.

A SGMAI fala em “normalidade” na resolução de demoras no sistema e numa maior afluência ao voto em comparação com as eleições de 2019.

COMUNICADO 09 DE JUNHO DE 202

Decorrem hoje as eleições para o Parlamento Europeu em que pela primeira vez os eleitores, em Portugal, podem votar em mobilidade, escolhendo, livremente o local onde exercem o seu direito de voto. Tendo aberto as urnas de voto às 8:00 horas desta manhã, importa fazer, neste momento. o ponto de situação às 15:00h. Assim, o processo eleitoral está a decorrer com normalidade, como, aliás, foi salientado pelos vários candidatos quando se dirigiram ao local que escolheram para votar. No entanto, num processo de votação em mobilidade, que se realiza pela primeira vez, era expectável que pontualmente pudessem surgir alguns constrangimentos, como já ocorreram. Porém, em todas as circunstâncias a equipa técnica esteve e está preparada para responder às necessidades que se colocaram e se venham, eventualmente, a colocar. Assim, confirmamos que cerca das 11:30h ocorreu uma situação de atualização de segurança do sistema, pré-agendada, que tendo coincidido com um dos “picos de afluência” de eleitores às urnas, provocou, durante algum tempo, um abrandamento na operacionalidade do sistema. Mas, reafirma-se, que tendo o sistema rapidamente recuperado tudo foi reconduzido à plena normalidade.

Informamos, finalmente, que neste momento temos uma votação com um número de votantes superior à eleição de há cinco anos e não estando prevista mais nenhuma atualização de segurança, aguarda-se que os eleitores escolham livremente o local em que pretendem votar e se dirijam às urnas de voto, decorrendo a votação com a devida normalidade.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…