O  auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) acolheu no dia 31 de Maio o Open Day do Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI 2030). Através deste Programa, Portugal dispõe de 72,2 milhões de euros para financiar investimentos na área da gestão dos fluxos migratórios.

A iniciativa visa contribuir para a gestão eficaz dos fluxos migratórios, o reforço e o desenvolvimento das políticas comuns em matéria de asilo e de imigração, em consonância com o acervo da União aplicável e no pleno respeito das obrigações internacionais da União e dos Estados-Membros.

Na acção de 31 de Maio actuais  e potenciais beneficiários – na sua maioria técnicos dos Municípios – tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e de conhecer tudo o que o FAMI 2030 lhes poderá proporcionar, numa temática tão atual e importante, como é o caso da migração.

Quem se candidatar a este programa, poderá fazê-lo através de qualquer um dos seus quatro objetivos específicos: o primeiro direcionado ao asilo de refugiados, o segundo para reforçar e favorecer a migração legal, contribuindo para a integração, o terceiro que terá o foco no combate à migração irregular e, por último, um tópico que tem por base o reforço da solidariedade entre Estados-Membros, no que toca aos desafios em matéria de migração e asilo, inclusive através de uma cooperação prática.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Mau tempo condiciona circulação em várias vias de Elvas

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Elvas informou que várias vias estão actualmente…