A pretexto da celebração do Dia Mundial da Família, assinalado no dia 15 de Maio, a ADAITI – Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade de São Vicente, organizou este sábado um almoço campestre.

A iniciativa perseguiu várias finalidades: a primeira, proporcionar saídas acompanhadas aos utentes do lar, recolocando-os em espaços que os transportam no tempo e puxam à memória. A segunda, reforçar a possibilidade de familiares e idosos usufruírem da companhia uns dos outros, ampliando para várias horas a incontornável limitação de tempo das visitas. A terceira, e não menos importante, procurar criar canais de aproximação entre a instituição e os familiares, para que todos se sintam envolvidos e confortáveis em discutir soluções e apresentar dúvidas que tragam benefícios para o bom funcionamento do lar.

Manuel Anastácio, Presidente da direcção, explicou que “a instituição, dentro das limitações orçamentais que tem, procura elaborar anualmente um plano de actividades que quebre a rotina e proporcione momentos felizes. Nesse sentido, surgiu a ideia de aproveitar o Dia Mundial da Família, e convidámos dois familiares de cada um dos utentes para um sábado diferente, passado num local especial que é querido a todos”.

O espaço escolhido foi  a envolvente à Capela da Ventosa e o programa incluiu a celebração de uma missa ao meio dia, uma sardinhada e a atuação do Grupo de Cantares de São Vicente.

A iniciativa sentou à mesa várias dezenas de convidados, entre eles o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, e João Charruadas, presidente da Junta de Freguesia.

.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Arlete Calais
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“Elvas é uma cidade adormecida no tempo. Precisa de sangue novo, de pessoas com visão além-fronteiras.”

Entrevista a José Eurico Malhado, candidato do Chega à Câmara Municipal de Elvas …