O quadro “Festa de casamento”, obra-prima do século XVII do pintor flamengo Pieter Bruegel, voltou a ocupar lugar de destaque no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC), em Évora, após trabalhos de restauro.
Segundo a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP), a pintura regressou ao museu alentejano e encontra-se exposta desde sexta-feira, depois de “um minucioso trabalho de restauro” pelo Laboratório José de Figueiredo.
“A obra volta a poder ser vista no MNFMC no quadro do protocolo estabelecido em 2018 entre o Novo Banco e o Ministério da Cultura com o objetivo de colocar à fruição pública o importante acervo artístico da instituição”, assinalou, em comunicado.
Essa parceria já permitiu a exibição de peças únicas e notáveis das coleções de arte do Novo Banco em diversos museus da Museus e Monumentos de Portugal.
Recorde-se que este quadro estava há largas décadas na família Espírito Santo. Mas quando o BES foi privatizado passou a acompanhar o presidente do banco no seu gabinete privado. Em 2019, a obra, que não era mostrada em público há 70 anos, entrava no Museu de Évora.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”

O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI…