O quadro “Festa de casamento”, obra-prima do século XVII do pintor flamengo Pieter Bruegel, voltou a ocupar lugar de destaque no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC), em Évora, após trabalhos de restauro.
Segundo a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP), a pintura regressou ao museu alentejano e encontra-se exposta desde sexta-feira, depois de “um minucioso trabalho de restauro” pelo Laboratório José de Figueiredo.
“A obra volta a poder ser vista no MNFMC no quadro do protocolo estabelecido em 2018 entre o Novo Banco e o Ministério da Cultura com o objetivo de colocar à fruição pública o importante acervo artístico da instituição”, assinalou, em comunicado.
Essa parceria já permitiu a exibição de peças únicas e notáveis das coleções de arte do Novo Banco em diversos museus da Museus e Monumentos de Portugal.
Recorde-se que este quadro estava há largas décadas na família Espírito Santo. Mas quando o BES foi privatizado passou a acompanhar o presidente do banco no seu gabinete privado. Em 2019, a obra, que não era mostrada em público há 70 anos, entrava no Museu de Évora.
