Na categoria “Galopim de Carvalho”, dedicada ao 1º ciclo, o Centro Educativo Alice Nabeiro, de Campo Maior, sagrou-se vencedor com o 1º lugar para o projeto de investigação “Corredores Ecológicos, estudo de caso dos rios mediterrânicos”. Os alunos Gonçalo Espírito Santo (2º ano), João Pinto, Pedro Oliveira, Guilherme Martel e Tomás Martins (4º ano) foram os responsáveis pelo projeto que estudou a dinâmica do Rio Xévora, as espécies exóticas e as endémicas.
As saídas de campo realizadas e o envolvimento das famílias com o apoio do Sr. António Paio, foi fundamental para aprofundar o conhecimento das espécies e técnicas de pesca.
A sobrevivência das nossas espécies nativas como é o caso do Saramugo está comprometida pela expansão das exóticas, invasoras e predadoras, bem como pelas atividades agrícolas que reduzem a qualidade da água de um dos rios menos poluídos da Europa.
No dia 19, dedicado ao 2º e 3º ciclo, foram a concurso três projetos do CEAN: “Pulsação Aquática, estudo de caso de um charco temporário”, dos alunos Afonso Trindade, Caetana Carrilho, Filipa Ruivo, Rita Silva e Rodrigo Coré (todos do 5º ano); “Olhar além do vazio” dos alunos Afonso Trindade e António Grifo (5º e 7º anos, respetivamente) e “Skate Park – Física ou Diversão” das alunas Eliane Costeira e Madalena Caldeira (5º e 3º anos, respetivamente), tendo este último conquistado uma menção honrosa.
Todos os projetos irão agora ser apresentados à comunidade na Semana do Ambiente e Ciência do Centro Educativo Alice Nabeiro, de 3 a 7 de junho.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

AD acusa Rondão Almeida de “enganar os elvenses” após polémica com rejeição de lista

A coligação AD – Aliança Democrática de Elvas reagiu hoje, dia 1 de Outubro, às declaraçõe…