As cheias que assolaram o distrito de Portalegre em Dezembro de 2022 afectaram as acessibilidades desta região, em particular as populações de Foros de Mocho e Montargil, no concelho de Ponte de Sor.

Recentemente, durante uma visita ao distrito de Portalegre, a eurodeputada Sandra Pereira (PCP) constatou “o descontentamento das populações da freguesia de Montargil, que continuam à espera da reconstrução do Pontão de Foros do Mocho, destruído durante as referidas intempéries”.

Perante este facto a eurodeputada perguntou na Comissão Europeia que meios podem ser mobilizados para uma “reconstrução célere” do pontão e se foram “mobilizados apoios da União Europeia para o efeito”.

“A Câmara de Ponte de Sor tem argumentado que desconhece quem é o proprietário da ponte, ainda
que as estradas que liga sejam municipais”, indicou a eurodeputada em comunicado.

“Isto tem impactos significativos na vida e na mobilidade da população que se desloca entre Foros do Mocho e Montargil que é obrigada a recorrer a uma estrada muito precária, insegura, com um desgaste maior das viaturas, para além do tempo da viagem, que é mais longa”, sintetiza Sandra Pereira.

No final de 2022, as cheias que ocorreram em vários distritos de Portugal tiveram um grande impacto nas acessibilidades, como já anteriormente a eurodeputada referiu na pergunta que coloquei sobre a recuperação da Ponte da Ribeira Grande em Fronteira (E-000931/2023: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2023-000931_PT.html).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…