O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) acolheu, no passado dia 26 de Março, a primeira reunião do Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo.
Este conselho tem como missão promover a saúde mental na região através da apresentação de propostas para a melhoria de funcionamento do serviço local de saúde mental e da emissão de pareceres sobre os planos de actividades e relatórios elaborados por aquele serviço.
A instalação deste órgão consultivo, presidida pelo presidente do Conselho Intermunicipal, concretizou-se com a tomada de posse dos representantes das entidades que o constituem, CIMAA, municípios, serviços de saúde mental, Unidade Local de Saúde (ULSAALE) e outras instituições com relevância na matéria, à qual se seguiu a apresentação, discussão e aprovação do regulamento interno.
A responsável pelo Departamento de Psiquiatria da ULSAALE, Catarina Agostinho, teve ainda a possibilidade de dar a conhecer aos membros do Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo as respostas actualmente disponibilizadas à população no âmbito da saúde mental e as respostas planeadas para melhoria dos serviços.
O presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário, evidenciou a importância deste órgão para melhorar a concertação interinstitucional e estreitar a articulação entre as respostas disponibilizadas pela ULSAALE no território e os projectos e serviços já desenvolvidos em cada concelho, permitindo responder às necessidades das comunidades de forma mais eficaz e eficiente.

