O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) acolheu, no passado dia 26 de Março, a primeira reunião do Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo.

Este conselho tem como missão promover a saúde mental na região através da apresentação de propostas para a melhoria de funcionamento do serviço local de saúde mental e da emissão de pareceres sobre os planos de actividades e relatórios elaborados por aquele serviço.

A instalação deste órgão consultivo, presidida pelo presidente do Conselho Intermunicipal, concretizou-se com a tomada de posse dos representantes das entidades que o constituem, CIMAA, municípios, serviços de saúde mental, Unidade Local de Saúde (ULSAALE) e outras instituições com relevância na matéria, à qual se seguiu a apresentação, discussão e aprovação do regulamento interno.

A responsável pelo Departamento de Psiquiatria da ULSAALE, Catarina Agostinho, teve ainda a possibilidade de dar a conhecer aos membros do Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo as respostas actualmente disponibilizadas à população no âmbito da saúde mental e as respostas planeadas para melhoria dos serviços.

O presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário, evidenciou a importância deste órgão para melhorar a concertação interinstitucional e estreitar a articulação entre as respostas disponibilizadas pela ULSAALE no território e os projectos e serviços já desenvolvidos em cada concelho, permitindo responder às necessidades das comunidades de forma mais eficaz e eficiente.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…