O teatro começou a ser uma actividade regular ao longo do anos, dentro da Escola Secundária D. Sancho II, a partir do momento em que um grupo de alunos e professores, em 1997, promove esta iniciativa como uma experiência cultural.

Mais tarde, esta arte de representar começa a ter visibilidade não só dentro da escola, mas também fora dela. Os grupos de teatro cresceram e as peças começaram a ser representadas a nível nacional e internacional.

Com o impacto cultural que o grupo de teatro teve e tem, é sugerido pelo actual presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, a constituição de uma Associação Cultural. É aqui na nasce a ARKUS, em 2004, uma Associação Juvenil, onde o teatro foi e é pioneiro.

Vários já foram os grupos que passaram pela associação e que dedicaram uma parte de si a cada ensaio, a cada peça, a cada momento. Hoje, passados quase 20 anos de existência, a ARKUS conta com sete grupos de teatro amador que envolvem gerações e gerações. Diferentes idades, mas o mesmo talento e dedicação.

Actualmente, a associação conta com dois grupos dos ARKINHUS, que representam o teatro infantil; dois grupos da ARKUS/ESDSII, de teatro juvenil; e os MAIORES do Teatro, o grupo sénior formado em 2021.

Durante o ano, os vários grupos preparam as suas peças para as apresentar no Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas – Improvis’ARTE -, o Festival Escolar mais antigo do país, que já conta com 26 anos de existência.

“É para nós um imenso orgulho podermos continuar esta família, ano após ano! Deixamos um agradecimento a todos aqueles que passaram pelos grupos de teatro da ARKUS! Todos são especiais e importantes para a nossa história! Feliz Dia Mundial do Teatro a todos os que abraçam esta arte”, realça a associação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…