O cartaz da 3.ª edição do Festival e Campeonato do Puro-Sangue Lusitano vai decorrer, em Badajoz, no âmbito da 15.ª edição da Ecuextre, a Feira do Cavalo e do Touro, que decorre entre os dias 6 e 9 de Junho.

O evento foi apresentado no passado dia 20 de Março, na presença da vereadora com o pelouro da IFEBA, Sol Giralt.

A terceira edição do certame dedicado ao Puro Sangue Lusitano vai reunir mais de 100 exemplares entre doma e morfologia, provenientes de toda a Espanha e também de Portugal.

Neste sentido, José Gayan, presidente da AEPSL, quis destacar a importância deste concurso no calendário de todos os criadores do sector.

Além disso, como grande novidade deste ano, será realizado um tributo a um cavalo referência, como é o cavalo nazarí, que se retirou da actividade Ecuextre no ano passado, propriedade do rejoneador Diego Ventura. Outras das homenagens previstas são a Claudio Castilla, como cavaleiro olímpico referência do cavalo lusitano, e ao criador da associação Emiliano Martín, que será homenageado pela sua trajectória profissional.

A vereadora Sol Giralt, do Ayuntamiento de Badajoz, enfatizou o carácter hispano-luso da feira, que, nesta edição, vai mais além graças à realização do campeonato, que acolherá, como já foi mencionado, cavalos de Espanha e Portugal.

Quanto às categorias do concurso, doma e morfologia, ambas serão dirigidas por juízes internacionais de prestígio. Para a competição morfológica, contará com o português Tiago Gomes, enquanto, na doma clássica, estará Teresa Fontán.

Os concursos de avaliação terão lugar na quinta-feira, 6 de Junho, enquanto os certames de doma e morfologia decorrerão entre os dias 6, 7 e 8 de Junho.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

AD acusa Rondão Almeida de “enganar os elvenses” após polémica com rejeição de lista

A coligação AD – Aliança Democrática de Elvas reagiu hoje, dia 1 de Outubro, às declaraçõe…