Se desportivamente o renascido “O Elvas” conseguiu há algum tempo,  sem sobressaltos de maior – isto quando faltam, ainda, duas jornadas para a conclusão da Série D do Campeonato de Portugal -, o melhor registo deste século, depois de décadas entre o sobe e desce e a manutenção na antiga III Divisão, também em termos associativos assiste-se a um regresso ao passado, com os sócios e adeptos reunidos em torno do Clube Alentejano de Desportos.

No “ano zero” da SAD, constituída formalmente, apenas, nos primeiros dias de fevereiro último, e com novos investidores, o desempenho no relvado, e a imediata resposta associativa que, semana a semana, foi colorindo de “azul e ouro” os estádios da série D, reforçam a ambição da nova administração que, com um  projeto sustentado para o clube e para a região, pretende conduzir “O Elvas” aos campeonatos profissionais em quatro/cinco anos, afirmando o emblema como símbolo futebolístico e desportivo do distrito de Portalegre e de todo o Alto Alentejo.

Concretizada a permanência no Campeonato de Portugal, o objetivo imediato do conjunto orientado por Pedro Hipólito passa, agora, pela conquista dos seis pontos ainda em disputa e pela melhor classificação possível na prova. Para isso, e na sequência de uma iniciativa das claques do clube, “O Elvas” quer voltar a encher o Patalino no último jogo oficial da temporada, marcado para 7 de abril, frente ao Vitória de Setúbal, que já assegurou presença na fase de subida à Liga 3.

No histórico de confrontos entre os dois clubes, há um empate… técnico. Este será, apenas, o 10.º jogo entre as duas equipas e, neste momento, em nove jogos 3V, 3E e 3D para cada lado. No Patalino, a vantagem é de “O Elvas” com 2V e 2E. De referir que o último jogo entre as duas equipas, em Elvas, foi há quase 27 anos (13 de dezembro de 1987) e terminou empatado a um golo.

Por isso, e em sinal de agradecimento e apreço pela iniciativa, os responsáveis de “O Elvas” decidiram atribuir prémios aos melhores, mais criativos e originais vídeos. Na prática, pretendem incentivar os elvenses a publicarem vídeos de apoio à equipa de futebol e que mostrem ao Mundo a cidade de Elvas, os seus monumentos, história, cultura e hospitalidade.

No relvado, com nove vitórias, oito empates e sete derrotas em 24 jornadas da série D do Campeonato de Portugal, o conjunto liderado por Pedro Hipólito, de 45 anos, ocupa a 7.ª posição e conta nos seus quadros com o goleador da competição. Curiosamente, um defesa de origem, o colombiano César Medina, 31 anos, 23 jogos (campeonato e Taça de Portugal), 2100 minutos, 10 golos (9 no CP) e 3 assistências.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…