
Fact check é uma nova rubrica do jornal Linhas de Elvas, que iniciou na sua edição online no início de 2024.
O CONTEXTO
Na segunda parte da mini-série Sr. Rui, exibida no canal televisivo TVI no dia 20 de Março, é mostrado em determinado momento, para contextualizar o percurso de vida de Rui Nabeiro, e quando o empresário foi viver para Espanha, uma manchete do jornal Linhas de Elvas, onde se lê: “Rui Nabeiro burlado ou burlão?”.
Na publicação é mostrada uma edição do jornal Linhas de Elvas, a número 1730 publicada em 13 de Abril de 1984.

OS FACTOS
O cabeçalho do jornal Linhas de Elvas, facilmente identificável, foi modificado, conferindo-lhe uma cor vermelha quando a publicação à data era totalmente a preto e branco.
Por outro lado pode ler-se num título à esquerda na primeira página “Rui Nabeiro burlado ou burlão?”, o qual foi manipulado e não corresponde à verdade. Toda a restante mancha da primeira página permaneceu inalterada, como é perceptível na imagem da primeira página original e publicada à data.
“Revolucionários de opiniões firmes” foi o título publicado nessa edição a propósito da presença num tribunal, para efeitos de julgamento, de um dos mais destacados membros do Movimento das Forças Armadas (MFA). Nada nessa edição foi publicado sobre qualquer condenação da empresa “Manuel Rui Azinhais Nabeiro Lda.”, conforme dá a entender a minissérie Sr. Rui.


VEREDICTO

VERDADE. A primeira página do jornal Linhas de Elvas, de 13 de Abril de 1984, foi manipulada pela TVI, criando um título e assunto totalmente fictício que não corresponde à verdade da informação publicada nessa edição.