Enquanto Autoridade Transportes do Alto Alentejo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou numa sessão de apresentação relativa às Normas de Arruamentos Urbanos, que ficou a cargo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e que decorreu na sede da CCDR-A, em Évora, no passado dia 4 de março, segunda-feira.

O objetivo passou, essencialmente, pela apresentação do novo documento que rege as Normas de Arruamentos Urbanos, mais legível, mais intuitivo e de consulta mais simplificada, que vem rever a informação que constava na versão anterior. A sua revisão acontece tendo em consideração as novas Estratégias de âmbito nacional, nomeadamente a Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Pedonal e a Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Ciclável, com vista à integração da mobilidade ativa no desenho do espaço público, tornando-o assim um guia mais efetivo e completo. O processo do documento foi bastante participativo, com várias entidades envolvidas ao longo do mesmo.

A ideia do documento é apresentar um conjunto de critérios que possam ser aplicados a arruamentos e a zonas envolventes, através do planeamento – de forma integrada – dos diferentes modos nos projetos de rodovias urbanas, considerando a vertente do tráfego, mas também, e principalmente, a do usufruto do espaço pelas pessoas, contribuindo desta forma para a diminuição da sinistralidade rodoviária e para o fomento de cidades mais sustentáveis, inclusivas e seguras.

O novo documento das Normas de Arruamentos Urbanos deverá estar disponível em breve na página do IMT: https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Paginas/IMTHome.aspx

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…