O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso meteorológico para sete distritos do continente, na sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste que podem atingir os 14 metros.
De acordo com o IPMA, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo vão começar por estar sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje, passando a laranja até às 18:00 de sexta-feira e depois a vermelho (o mais grave de uma escala de três) entre as 18:00 de sexta-feira e as 15:00 de sábado.
Estes sete distritos vão passar depois entre as 15:00 de sábado e as 00:00 de domingo a aviso laranja.
Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou também os distritos de Faro, Setúbal e Beja sob aviso amarelo (entre as 00:00 e as 09:00 de sexta-feira), passando depois a laranja até às 00:00 de domingo.
De acordo com a Marinha Portuguesa e Autoridade Marítima Nacional, as barras marítimas de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.
A barra da Figueira da Foz está concionada, estando apenas fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para a Costa Norte da Madeira e Porto Santo por causa da agitação marítima entre as 12:00 de sexta-feira e as 00:00 de domingo.
Sob aviso amarelo, mas devido à previsão de queda de neve acima de 800 metros, com acumulação acima de 1.000 metros, estão os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga até às 06:00 de sábado.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.
Em comunicado, o IPMA adianta que esta mudança do estado do tempo “está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias”.
O Instituto diz que um dos núcleos desta região depressionária, é a depressão Louis, nomeada na quarta-feira pela Meteo France (Serviço Meteorológico Francês),
Esta depressão afeta principalmente a região noroeste de França.
-
Depressão FRANCIS traz chuva, vento forte e mar agitado ao longo do primeiro dia de 2026
Portugal continental acorda esta manhã sob a influência da depressão Francis, que irá cond… -
2025 despede-se com frio polar, geada e meia-noite sem chuva
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se nublado no Algarve. Neblina ou nevoeiro em esp… -
Primeiro dia do ano com chuva, vento e ondulação fortes
O estado do tempo no primeiro dia do ano vai ser afectado pela depressão Francis, que irá …
Carregar mais artigos relacionados
-
Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora
No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar… -
Depressão FRANCIS traz chuva, vento forte e mar agitado ao longo do primeiro dia de 2026
Portugal continental acorda esta manhã sob a influência da depressão Francis, que irá cond… -
Final Feliz: cão abandonado em Santo Onofre é uma fêmea e já tem “lar de acolhimento”
A notícia avançada pelo Linhas de Elvas ao início da tarde desta quarta-feira, 31 de Dezem…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Entrada no novo ano traz mexidas nos preços de bens e serviços essenciais. Anote as mudanças
O ano de 2026 deverá ser marcado pelo recuo da taxa de inflação para 2,1% e por um novo al… -
Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora
No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar… -
Depressão FRANCIS traz chuva, vento forte e mar agitado ao longo do primeiro dia de 2026
Portugal continental acorda esta manhã sob a influência da depressão Francis, que irá cond…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora
No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…