A selecção portuguesa sub-18 de râguebi vai disputar o festival do torneio das Seis Nações, em Itália, anunciou a organização, naquela que será uma “oportunidade única para o râguebi português”, segundo o seleccionador daquele escalão.
“É uma oportunidade única para o râguebi português, independentemente do escalão. É a primeira vez que uma selecção portuguesa é convidada para participar num Seis Nações e é um reconhecimento do trabalho feito a nível sénior e também nas categorias de base”, disse à agência Lusa João Uva.
As selecções de Portugal e Geórgia, vice-campeã e campeã da Europa, respectivamente, nos últimos três anos, vão participar no festival Seis Nações sub-18, em Itália, que pela primeira vez foi alargado a selecções de fora dos países que disputam os torneios ‘privados’ da modalidade.
O festival Seis Nações sub-18 masculino vai decorrer entre 30 de Março e 7 de Abril, no Estádio Sergio Lanfranchi, em Parma.
Portugal vai enfrentar a Itália, em 30 de Março, às 12:15 (horas de Lisboa), o País de Gales, em 3 de Abril, às 10:00, e a Irlanda, em 7 de Abril, também às 10:00.
“Estamos muito entusiasmados por participar. Vamos com a expectativa de aproveitar uma oportunidade única para continuar a evoluir e ter sucesso, sabendo que este não se traduz directamente em ganhar o torneio, o que é irrealista”, definiu João Uva.
Ainda assim, o técnico, que divide o comando dos sub-18 com Miguel Leal, assegura que Portugal vai “para jogar de igual para igual e ter momentos de competição intensa, honesta, directa e real”.
“Não vamos lá só para participar. Vamos competir com as nossas armas. Nitidamente, não temos a base de recrutamento dos outros países, mas vamos com a vontade firme de aprender e competir”, concluiu o antigo internacional português, que disputou o Mundial de França2007.
À margem do festival, irá decorrer um programa de desenvolvimento para treinadores, analistas e árbitros de todas os países do Seis Nações que irão arbitrar no torneio, “incluindo árbitros portugueses e georgianos”, revelou a organização.
Portugal sagrou-se vice-campeão europeu sub-18 nos últimos três anos, perdendo sempre a final para a Geórgia.
SYL // PFO
Lusa
-
Obstetrícia de Portalegre com serviços limitados na passagem de ano
Cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão estar fechadas na véspera e no dia de Ano… -
Avis e Borba entre os 15 municípios onde comprar casa ficou mais barato no último ano
Os preços das casas continuaram a ajustar-se em várias zonas do País ao longo de 2025. … -
Primeiro dia do ano com chuva, vento e ondulação fortes
O estado do tempo no primeiro dia do ano vai ser afectado pela depressão Francis, que irá …
Carregar mais artigos relacionados
-
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest… -
Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano
De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent… -
Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz
Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Associação Desportiva Ialbax em destaque no último fim-de-semana de 2025
A Associação Desportiva Ialbax voltou a afirmar-se no panorama desportivo ao longo do últi… -
São Silvestre de Badajoz bate recordes de participação
A São Silvestre de Badajoz, corrida que alia desporto, espírito natalício e solidariedade,… -
Futsal do Eléctrico em destaque no Torneio Interassociações Sub-15
A Federação Portuguesa de Futebol organiza, entre os dias 27 e 30 de Dezembro, o Torneio I…
Carregar mais artigos em Desporto
Veja também
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…