A carta de condução para automóveis espanhola deixará de conferir o direito de conduzir motos de 125 centímetros cúbicos, avançou ontem o jornal HOY na sua edição online.
Ter uma antiguidade superior a três anos na carta de condução B, a de automóveis, deixará de conceder o direito de conduzir motos até 125 centímetros cúbicos. Esta é uma das medidas que a Direção Geral de Tráfego (DGT) está a considerar para tentar reduzir os números de sinistralidade entre os motociclistas, conforme divulgado publicamente pelo Ministério do Interior em 4 de janeiro.
No último ano morreram nas estradas espanholas 299 motociclistas, um aumento de 19% em relação ao ano anterior. Segundo detalhou o ministro espanhol, Fernando Grande-Marlaska, estes veículos de duas rodas são o único meio de transporte que regista mais vítimas mortais do que há uma década, especificamente mais 37%.
Para tentar reduzir esse número, o titular da pasta do Interior antecipou algumas medidas, incluindo a exigência de um curso para os titulares da carta de condução de automóveis que queiram conduzir uma moto de 125 centímetros cúbicos.
Actualmente, qualquer pessoa que tenha a carta B há mais de três anos – e também, os titulares da carta A1 – podem conduzir um desses veículos de baixa cilindrada.