O InnovPlantProtect (InPP) comemora no próximo dia 24 de janeiro, em Elvas, o seu 5.º aniversário e vai assinalar a data com um dia aberto à comunidade elvense, às empresas e produtores agrícolas, e à comunidade académica.

O evento comemorativo visa celebrar e dar a conhecer aos participantes a inovação científica e tecnológica desenvolvida pelo laboratório colaborativo (CoLAB) na proteção de culturas, de forma a encontrar soluções de impacto para os desafios agrícolas e societais que possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

Após cinco anos, o InPP promove a transferência de conhecimento, reforça a sua posição como um CoLAB capaz de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços com uma forte componente tecnológica e de inovação, e fortalece o seu compromisso de impulsionar soluções que façam a diferença para enfrentar os vários desafios da proteção das culturas agrícolas.

A cerimónia reúne os associados do InPP, diferentes representantes do ecossistema da inovação, representantes de outros CoLAB da área agroalimentar, associações de produtores, agricultores e decisores políticos. O objetivo é fazer balanços e explorar perspetivas para o futuro.

“O InnovPlantProtect é já uma referência reconhecida em todo o país, em particular no setor da agricultura. A equipa sedeada em Elvas tem já 4 pedidos de patente para produtos para a proteção das culturas e mais de 2 milhões de euros angariados em projetos de inovação e desenvolvimento. Estou seguro que o InnovPlantProtect continuará a desenvolver o seu programa de forma a atingir a sustentabilidade da sua atividade, a sua integração na região do norte Alentejo e a finalidade de desenvolver soluções biológicas e digitais para a proteção das culturas mediterrânicas“, destaca Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP.

Presentes na comemoração estarão diversas personalidades e entidades nacionais e internacionais ligadas à agricultura e a biotecnologia. A abertura do evento, que se realiza a partir das 14h35, contará com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. A partir das 15h15 decorrerá uma sessão com os diretores dos cinco departamentos do CoLAB, que respondem à questão “Que inovação se produz no InPP?”.

A sessão de encerramento terá lugar pelas 16h00 e ficará a cargo de Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Caleira Rodrigues, em representação da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato (sujeita a confirmação). Por fim, decorrerá um beberete e bolo de aniversário.

As inscrições, a decorrer até às 12h do dia 22 de janeiro, são gratuitas e podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário disponível aqui (https://forms.gle/Hkovfug8aTtxVeQHA).

Para mais informações sobre o evento comemorativo, aceda ao website do InPP https://iplantprotect.pt/2024/01/inpp-celebra-5-anos-de-inovacao-na-protecao-das-culturas-agricolas/

Sobre o InPP
O InnovPlantProtect (InPP) é um laboratório colaborativo (CoLAB) criado para desenvolver produtos e serviç os inovadores “bio-inspirados” e digitais para a proteç ã o das culturas e criar valor atravé s da gestã o de organismos vivos no ambiente agrícola, de forma a contribuir para a sustentabilidade da agricultura. Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…