Foi publicado o aviso para o Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas – Modernização dos estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, previsto no Investimento RE-C06-i09 – Escolas novas ou renovadas, da Componente 6 – Qualificações e Competências – do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este investimento visa dar continuidade aos progressos registados na última década relativamente ao abandono escolar precoce e com vista a aumentar a participação dos jovens no ensino superior. Para tal é necessário dotar as infraestruturas escolares públicas, em particular dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, das condições que contribuam para um ensino mais atrativo e inclusivo e, simultaneamente, que promovam a construção e renovação dos espaços físicos alinhadas com os objetivos da transição verde e digital.

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I.P. (CCDR, I.P.) são constituídas como «Beneficiários Intermediários», porquanto são as entidades públicas responsáveis pela implementação deste investimento.

Os contratos de financiamento entre as CCDR, I.P. e a «Estrutura de Missão Recuperar Portugal» (EMRP) foram assinados no dia 28 de dezembro de 2023, no caso da CCDR Centro, e no dia 29 de dezembro, no caso das CCDR Norte, LVT, Alentejo e Algarve, nos quais se prevê a concessão de um apoio financeiro destinado a financiar a realização do investimento, designado por “Escolas novas ou renovadas”.

O prazo para a apresentação das candidaturas decorre entre o dia seguinte à publicação do presente Aviso e as 19 horas do dia 29 de março de 2024, tendo o investimento aplicação em Portugal Continental, designadamente nos territórios correspondentes à área administrativa de intervenção de cada CCDR, I.P.. Os Municípios atuam, igualmente, na área correspondente ao respetivo território.

A dotação do PRR afeta a este aviso, para a região do Alentejo, é de 20 milhões de euros. Pode consultar o aviso em ccdr-a.gov.pt/prr-escolas-alentejo

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…