Uma região anticiclónica localizada sobre o Atlântico, a estender-se em crista em direcção à Península Ibérica, e uma depressão em fase de cavamento em direcção às ilhas Britânicas irão condicionar o estado do tempo em Portugal Continental no período compreendido entre 29 de Dezembro e 2 de Janeiro, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desta forma, e de acordo com o IPMA, entre os dias 29 e 31 prevêem-se períodos de chuva, que será em geral fraca, nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral.

Na região Sul, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, com excepção da tarde e início da noite de dia 29, em que os valores de probabilidade de ocorrência se situam entre 40 a 70%, em especial no litoral oeste.

A partir do final da tarde de dia 31, a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, sendo esperada uma noite de passagem de ano sem precipitação, embora com céu muito nublado, principalmente na região Norte.

No dia 1 de Janeiro, a precipitação regressará ao Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se no dia 2 às restantes regiões do Norte e Centro.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Norte e Centro na tarde de dia 30 de Dezembro e dos dias 1 e 2 de Janeiro, rodando temporariamente para oeste/noroeste no dia 31 de Dezembro.

A temperatura máxima irá manter-se sem grandes variações, com valores a variar entre 13 e 17°C no litoral e entre 9 e 12°C no interior.

Os valores da temperatura mínima, que se mantêm sem grandes alterações até dia 30, irão variar entre 2 e 12°C, sendo os valores mais altos esperados no litoral Norte.

Nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro espera-se uma pequena descida da temperatura mínima, que se registará primeiro no litoral Norte e depois no restante território, prevendo-se valores de temperatura mínima próximos de 0°C nas regiões do interior Norte e Centro.

No dia 2 prevê-se uma nova subida dos valores da temperatura mínima e máxima, que será mais significativa nos distritos do interior.

A agitação marítima irá aumentar entre a manhã de dia 31 de Dezembro e a manhã de dia 1 de Janeiro, prevendo-se ondas de noroeste que poderão atingir os 5 metros de altura significativa a norte do Cabo Carvoeiro.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…