A 32.ª edição da Iberocio, a Feira da Infância e Juventude da Extremadura, vai realizar-se entre os dias 26 e 30 de Dezembro, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz, anunciou a organização.
Segundo a vereadora do Ayuntamiento de Badajoz e delegada da feira, Sol Giralt, o evento prepara-se para receber crianças e jovens nesta que é uma grande feira com quase 100 actividades, incluindo workshops, jogos, desportos, videojogos, realidade virtual, entre outros.

A Iberocio vai contar 160 monitores especializados para conduzir todas as actividades. A programação destaca-se com a exposição “Estúdio de Design Dave Design”, onde participantes de todas as idades podem desenhar em modelos de capacetes e apresentá-los a concurso. O vencedor terá seu design realizado pela equipe criativa do estúdio de Badajoz e terá a oportunidade de passar um dia a trabalhar num estúdio profissional.

Além disso, haverá um espaço de patinagem, um corredor do terror, vários campeonatos de videojogos, jogos tradicionais e populares, desportos e a “Festa Sem Álcool”, em colaboração com a Cruz Vermelha Juventude no dia 30, das 17h às 21h, para jovens de 14 a 17 anos, visando sensibilizá-los sobre os perigos do consumo de álcool.
Entre as novidades, está o “EXTREM JAMS IBEROCIO – Batalha de Rimas”, com um prémio de 500 euros para destacar habilidades de rima, agendado para o dia 28, das 17h15 às 21h.
Outras actividades incluem acções ambientais como “Apadrinhe e Plante uma Árvore”, teatro para promover a reciclagem de vidro e a II Rota de Caminhada Intergeneracional.
A Iberocio ocupará 10.000 m² de área coberta e 4.000 m² ao ar livre, divididos por faixas etárias e oferecendo atividades para todas as idades.
Além das diversas atrações nos pavilhões A, B e C, haverá ações solidárias como a recolha de alimentos para o Banco de Alimentos de Badajoz, venda de pulseiras solidárias e arrecadação de brinquedos pela Cruz Vermelha Juventude.
Por fim, está programada uma visita aos pacientes infantis do Hospital Materno Infantil de Badajoz no dia 27, levando um pouco do espírito da feira para aqueles que não podem comparecer.