Devido à influência de um anticiclone localizado no norte da Península Ibérica, quase estacionário, prevê-se, nas próximas duas noites (18 e 19 de Dezembro), valores baixos de temperatura mínima um pouco por todo o território do continente, em especial nas zonas de vale ou mais abrigadas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Adicionalmente, prevê-se a ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, mais provável no interior Norte e Centro e que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.

Segundo o IPMA, a previsão é que a temperatura mínima atinja valores abaixo de 0°C em grande parte do interior Norte e Centro, sendo entre 0 e 3°C no interior Sul e entre 3 e 7°C no litoral.

A temperatura máxima, por outro lado, deverá apresentar-se dentro ou mesmo ligeiramente acima do normal para a época do ano, esperando-se valores entre 7 e 13°C no interior Norte e Centro e entre 13 e 17°C para o restante território. A excepção será nos locais onde o nevoeiro persistir durante o dia no nordeste transmontano e Beira Alta, onde a temperatura máxima poderá não ultrapassar os 5°C. Por esse motivo, emitiu-se aviso amarelo de tempo frio devido a temperaturas mínimas baixas nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu.

Salienta-se, no entanto, que tendo em conta a situação de estabilidade, temperaturas mínimas próximas de 0°C ou ligeiramente inferiores podem ser sentidas um pouco por todo o país nas zonas de vale ou mais abrigadas, com formação de geada.

Para o final do dia 19 prevê-se uma alteração temporária na situação meteorológica, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal, que trará um aumento de nebulosidade e precipitação fraca, que resultará num aumento da temperatura mínima no dia 20.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Bloco Operatório do Hospital de Elvas fecha para obras: Cirurgias vão para Portalegre e casos urgentes seguem para Badajoz

A Câmara Municipal de Elvas informou hoje, dia 18 de Fevereiro, em comunicado conjunto com…