A diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e a Casa do Alentejo, em Lisboa, receberam Medalhas de Ouro do Município de Reguengos de Monsaraz na sexta-feira, 8 de Dezembro.
O município alentejano, em comunicado, indicou que estas são duas das medalhas atribuídas a personalidades, instituições e associações, no âmbito das comemorações do 19.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade.
A cerimónia decorreu no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Ana Paula Amendoeira, além de liderar a Direção Regional de Cultura do Alentejo, é também relatora do Conselho Consultivo da UNESCO CN e investigadora sobre Património Mundial.

A outra Medalha de Ouro ‘segue’ para a Casa do Alentejo, por ocasião do centenário desta instituição e pelo “papel determinante que tem desempenhado na defesa e afirmação da cultura alentejana no país e no mundo”, segundo a autarquia.
Já a investigadora Ana Padilha e a cardiopneumologista Sofia Rebocho foram distinguidas com a Medalha de Mérito Científico, adiantou o município.
As medalhas de mérito municipal destinam-se a personalidades, instituições e associações “que se notabilizaram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do concelho”,
Mas abrangem também trabalhadores municipais que, no exercício da sua atividade, “se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública”, acrescentou.
“As distinções foram propostas pelo executivo municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal”, explicou a autarquia.
As comemorações do Dia da Cidade contemplam homenagens a duas instituições, quatro associações e 16 personalidades e empresários que têm “desenvolvido ações de mérito em diversas áreas” e que têm “contribuído de maneira excecional para o prestígio de Reguengos de Monsaraz nos domínios científico, cívico, cultural, desportivo, social e do empreendedorismo”.
A autarquia vai atribuir a Medalha de Mérito Cívico à Sociedade Portuguesa de Autores, pela parceria com a Casa António Gião para “acolher refugiados da Guerra da Ucrânia”, aos médicos Eduardo Pedro e Ana Veiga, à jornalista e ‘pivot’ da CNN Portugal Ana Sofia Cardoso e ao treinador de basquetebol Carlos Janes Costa.
A Medalha de Mérito Cultural foi entregue ao maestro Carlos Bia, ao arqueólogo António Carlos Valera, a Carlos Albuquerque Teixeira, ‘head chef’ do Restaurante da Herdade do Esporão, à Comissão Social de Santo António do Baldio, ao maestro e diretor artístico João Defesa e a Vasco Ramalho, professor, investigador e diretor de vários festivais de percussão no sul do país.
A Magia D’Arte – Associação de Artesanato de Reguengos de Monsaraz foi agraciada com a Medalha de Mérito Social e a Medalha de Mérito Ambiental foi atribuída ao professor Pedro Grilo, dirigente do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, enquanto o empresário David Ramalho recebeu a Medalha de Mérito Empreendedor.
Já a Medalha de Mérito Desportivo ‘seguiu’ para o núcleo local do Sporting Clube de Portugal, José Luís Rijo pela conquista do Troféu Promoção no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, António Catronga, criador da equipa de atletismo do núcleo local da Casa do Benfica, e o Grupo Desportivo Piranhas do Alqueva.
Em 09 de dezembro de 2004 a vila de Reguengos de Monsaraz foi elevada à categoria de cidade.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR

Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n…