Cerca de duas dezenas de funcionários de fiscalização da CCDR Alentejo frequentaram uma acção de formação que teve como intuito aumentar o conhecimento destes profissionais de conteúdos formativos, tendo em conta as funções que desempenham.

Refira-se que no exercício das suas funções, os funcionários de fiscalização da CCDR Alentejo têm necessidade de interagir com o público, visto constituírem a primeira linha de funcionários nesse contacto directo.

Com esta formação, a Direcção de Serviços de Fiscalização da CCDRA pretende habilitar os funcionários nas técnicas de abordagem, apresentação, diálogo e objectividade na prossecução das suas funções.

A acção de formação foi efectuada pela CriticalChanges e foi dada pelos formadores especializados Franclim Ribeiro e Emanuel Caetano.

Recorde-se que no que respeita às competências de fiscalização e à repressão de ilícitos que lhes estão conferidas, os funcionários de fiscalização da CCDR Alentejo abordam pessoas em possível situação de desrespeito às regras, ou em infracção, cabendo-lhes a função coerciva primária de identificar infractores e reportar as infracções detectadas.

Este trabalho de fiscalização envolve riscos, designadamente na interacção e diálogo, muitas vezes dificultado pela resistência em cumprir regras, de quem se encontra em infração. Não menos importante é a dificuldade de reconhecimento de autoridade a estes funcionários, por parte do público.

A complexidade e importância do trabalho destes profissionais torna cada vez mais necessário que tenham formações específicas em diversas áreas e por isso durante dois dias, formadores qualificados ensinaram técnicas comportamentais limitadoras de reacções repulsivas ou, in extremis, violentas e dissecaram as diferentes metodologias, do ponto de vista prático.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…