A Câmara de Mértola tem a decorrer um projecto de recuperação da lebre ibérica e do coelho bravo no concelho, onde as populações de ambas as espécies estão a diminuir “drasticamente” devido a doenças.
O Projecto de Recuperação de Lebre Ibérica e Coelho Bravo (PRLIC) representa um investimento de 80 mil euros e será desenvolvido em quatro fases, ao longo de três anos, revelou à agência Lusa o presidente da autarquia alentejana, Mário Tomé.
“É mais uma medida de investimento para a preservação da caça e da biodiversidade do território”, justificou.
Na origem do projecto está o aumento de casos de doença hemorrágica viral e de mixomatose entre as populações de lebre ibérica e coelho bravo existentes no concelho, causando elevadas taxas de mortalidade nas duas espécies.
Por isso, o autarca espera que este “seja um projecto de sucesso e que consiga combater a diminuição de espécimes sentida ao longo dos últimos anos”.
Segundo Mário Tomé, o concelho “tem uma marca importante a defender, a Capital Nacional da Caça”, e para “continuar a assumir e agregar a Mértola esta marca é necessário sustentabilidade”.
A primeira fase do PRLIC, já concretizada, visou a criação de condições físicas em quatro parques que se situam na Zona de Caça Municipal.
Depois, em 18 de Outubro, foram colocados dentro dos parques animais de ambas as espécies que, na terceira fase, a implementar já em 2024, irão repovoar a Zona de Caça Municipal.
Por fim, a quarta fase do PRLIC assenta em “replicar este mesmo modelo nas outras zonas de caça do concelho de Mértola que sintam a necessidade de aumentar os seus efectivos de coelho bravo e lebre ibérica”.
“No final deste projecto, e tendo a recuperação da coelho e da lebre sido um sucesso, como esperamos, o que se pretende é implementar um projecto semelhante para a perdiz-vermelha”, concluiu Mário Tomé.
CYMP // ROC
Lusa
-
Atletas disputaram duatlo em Arronches
O concelho de Arronches voltou a fazer parte do calendário do Campeonato Nacional de Clube… -
Quercus defende medidas para estabilizar solos após enxurrada em Portalegre
A Quercus defendeu que devem ser implementadas medidas para estabilizar os solos na Serra … -
Campo Maior: Desfile de Carnaval com centenas de foliões
O Desfile de Carnaval do Município de Campo Maior realizou-se na tarde de sábado, dia 14 d…
Carregar mais artigos relacionados
-
Câmara de Vila Viçosa leva munícipes à BTL
A Câmara Municipal de Vila Viçosa abriu inscrições para uma visita à Bolsa de Turismo de… -
Elvas: Parque da Piedade recebe Torneio da Malha
74 praticantes, divididos por 37 equipas, estão a disputar a prova. … -
Atletas disputaram duatlo em Arronches
O concelho de Arronches voltou a fazer parte do calendário do Campeonato Nacional de Clube…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Câmara de Vila Viçosa leva munícipes à BTL
A Câmara Municipal de Vila Viçosa abriu inscrições para uma visita à Bolsa de Turismo de… -
Elvas: Parque da Piedade recebe Torneio da Malha
74 praticantes, divididos por 37 equipas, estão a disputar a prova. … -
CIMAA: Homenagem a José Valter Canastreiro e apoios aos estragos causados pelo mau tempo na agenda da reunião do Conselho Intermunicipal em Campo Maior
CIMAA: Homenagem a José Valter Canastreiro e apoios aos estragos causados pelo tempo na ag…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Câmara de Vila Viçosa leva munícipes à BTL
A Câmara Municipal de Vila Viçosa abriu inscrições para uma visita à Bolsa de Turismo de…