O Alentejo vai ficar totalmente coberto por Unidades Locais de Saúde (ULS), a partir de Janeiro de 2024, com a entrada em funcionamento da quarta na região, que agrega o hospital de Évora e 14 centros de saúde.

“Com a criação da ULS do Alentejo Central, todas as entidades da região passam a ter este modelo”, destacou à agência Lusa a presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, Maria Filomena Mendes.

Esta nova ULS, que resulta da agregação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central e do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), junta-se às unidades do Norte Alentejano, do Baixo Alentejo e do Litoral Alentejano.

Segundo o decreto-lei do Governo que prevê a criação da ULS do Alentejo Central e de outras, publicado esta semana em Diário da República, as entidades agora constituídas entram em funcionamento no dia 1 de Janeiro de 2024.

A ULS do Alentejo Central, pode ler-se no decreto-lei do Governo, consultado pela Lusa, terá natureza de entidade pública empresarial e a sua sede no Largo do Sr. da Pobreza, em Évora, ou seja, no edifício do HESE.

Nas declarações à Lusa, a presidente da ARS do Alentejo indicou que agora será nomeado o Conselho de Administração da ULS do Alentejo Central.

“Este modelo promoverá, com a fórmula de financiamento adequada, uma melhor integração entre os cuidados de saúde primários e os hospitalares”, salientou.

A responsável considerou ainda que haverá uma “melhoria no acesso das populações à saúde e também uma maior eficiência em termos da gestão, ou seja, com redução de custos e melhores resultados”.

Entre outras mudanças, este decreto-lei determina que a ULS do Norte Alentejano vai passar a denominar-se ULS do Alto Alentejo.

As ULS integram numa mesma entidade os cuidados prestados pelos centros de saúde e pelos hospitais.

De acordo com o Governo, “cada ULS concentra a organização dos recursos humanos, financeiros e materiais, facilitando o acesso das pessoas e a sua circulação, em função das necessidades, entre os centros de saúde e os hospitais”.

SM // MLS
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…