A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) congratulou-se hoje com a proposta de remoção do tráfego não comercial do Aeroporto Humberto Delgado, mas defende que a solução preconizada para Beja poderia ser “mais ambiciosa”.
No relatório de curto prazo entregue ao Governo no início de setembro, a Comissão Técnica Independente (CTI) para o estudo da expansão aeroportuária de Lisboa defende que a Base Aérea de Beja, “nas condições atuais de acessibilidade, não pode ser uma alternativa comercial para gestão das pontas de tráfego de passageiros do AHD [Aeroporto Humberto Delgado] e do Aeroporto de Faro, mas pode ser considerada para acolher operações exclusivas de carga e de ‘charters’ não regulares, libertando espaços do AHD”.
“Esta proposta poderia ser mais ambiciosa, dado que o aeroporto de Beja tem um elevado potencial. Mesmo sem uma ação comercial determinada, que permitiria colocar esta infraestrutura no ‘radar’ de companhias aéreas de baixo custo e sem o desenvolvimento de acessibilidades ferroviárias e rodoviárias que permitiriam a sua ligação mais eficiente a Lisboa e ao Algarve, Beja tem atraído um número crescente de voos particulares, para além de utilizações pontuais como aconteceu nas jornadas da juventude e por um clube de futebol”, afirmam os ambientalistas.
Num comunicado em que felicita a CTI pelo relatório, a confederação refere que, em “grande medida”, a sobrecarga do AHD resulta das “pontes aéreas” nacionais, com destaque para a ligação Lisboa – Porto e a ligação Lisboa – Madrid, pelo que, defende, a ferrovia deveria ser uma alternativa efetiva para deslocações num raio de 600 km.
Contudo, sublinha, a oferta destas rotas “é ainda insuficiente ou atualmente inexistente, no caso da ligação a Madrid”.
A CPADA congratula-se, contudo, com a proposta de remoção de todo o tráfego não comercial” do aeroporto de Lisboa para Cascais, identificado pela CTI como o mais indicado.
Destaca ainda a “eliminação da discriminação de preços que prejudique aeronaves de maiores dimensões” e a prossecução de uma política de favorecimento destes aviões que, advogam, “permitem reduzir a pegada ecológica por passageiro/km e aumentar a capacidade de movimentação de passageiros do aeroporto”.
A criação de um terceiro terminal que permita reduzir significativamente os tempos de espera dos passageiros é outra das soluções destacadas pelos ambientalistas que extraem três conclusões fundamentais para a reflexão estratégica sobre o desenho do sistema aeroportuário da região de Lisboa, a primeira das quais é “a existência de uma infraestrutura diversificada de aeroportos que pode ser gerida em rede, reduzindo a pressão sobre o aeroporto central, com deslocação dos voos de aeronaves de menor dimensão”.
Por outro lado, os ambientalistas consideram que, enquanto fator dissuasor, a distância, pode ser compensada por acessibilidades adequadas e concluem que, em face dos dados apresentados, a “utilização racional das infraestruturas permite gerir recursos escassos de forma mais eficiente e minimizar os impactos ambientais de obras sobredimensionadas”.
-
Alentejo: Mulher de 66 anos morre após ser atingida por carro junto a passadeira
Uma mulher, de 66 anos, morreu na noite de domingo, dia 28 de Setembro, em Beja, após ser … -
Agente da PSP disparou sobre si próprio depois de bater em três carros
Viveram-se momentos de pânico e incredulidade nesta sexta-feira, 26 de Setembro, na capita… -
PJ detém em Beja suspeito de agressão sexual procurado no Brasil
Um homem, de 50 anos, procurado pelas autoridades do Brasil por suspeitas de abuso sexual …
Carregar mais artigos relacionados
-
GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos
A GNR registou entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crim… -
AD acusa Rondão Almeida de “enganar os elvenses” após polémica com rejeição de lista
A coligação AD – Aliança Democrática de Elvas reagiu hoje, dia 1 de Outubro, às declaraçõe… -
Início de Outubro com céu limpo e vento fraco
Céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no interior Centro e Sul durante a tarde…
Carregar mais artigos por Redacção
-
GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos
A GNR registou entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crim… -
AD acusa Rondão Almeida de “enganar os elvenses” após polémica com rejeição de lista
A coligação AD – Aliança Democrática de Elvas reagiu hoje, dia 1 de Outubro, às declaraçõe… -
Início de Outubro com céu limpo e vento fraco
Céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no interior Centro e Sul durante a tarde…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos
A GNR registou entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crim…