Os duríssimos 184,3 km do Setor Seletivo 3 colocaram João Ferreira e Filipe Palmeiro no comando da Baja Portalegre 500 entre os automóveis. As condições atmosféricas deixaram os pisos com muita água e lama, um terreno onde a dupla do Mini JCW Plus T1+ foi a mais eficaz, tendo agora uma vantagem de 1m04,7s na geral sobre Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel (Prodrive Hunter T1+). O Setor Seletivo de hoje à tarde vai decidir os vencedores da 37.ª edição da prova do Automóvel Club de Portugal.

Vencedor da Baja Portalegre 500 no ano passado, João Ferreira colocou-se em boa posição para lutar por novo triunfo este ano, sendo o mais rápido no duro SS3, hoje de manhã. “Tivemos algumas dificuldades com a lama e rodámos atrás do Nasser, que tinha problemas. Perdemos aí bastante tempo. Mas isto é Portalegre e ainda faltam muitos quilómetros”. As fortes chuvas das últimas semanas deixaram os pisos do Alto Alentejo bastante enlameados e as ribeiras do percurso com um caudal ainda mais desafiantes para máquinas e pilotos, condições onde João Ferreira e o navegador Filipe Palmeiro foram os mais fortes. 

O regressado Nasser Al-Attiyah, que já confirmou em Portugal o título da Taça do Mundo FIA de Bajas, ficou sem limpa para-brisas no Prodrive Hunter T1+, navegado por Mathieu Baumel. “Muito duro desde o início, uma vez que o limpa para-brisas deixou de funcionar. Ainda parámos e, com isso, perdemos bastante tempo. Vamos ver como corre durante a tarde”. Ainda assim, Al-Attiyah bateu o saudita Yazeed Al-Rajhi, acompanhado por Timo Gottschalk, que ocupam o terceiro lugar da geral, a 2m43,4s de João Ferreira, depois de também ter tido problemas de embaciamento no para-brisas da Toyota Hilux T1+.

Os SSV da categoria T3, que ficaram a escassos 21s de ganhar a edição de 2022 à geral, por intermédio de João Dias e João Miranda, têm precisamente a dupla do Can-Am como melhor representante, no quarto lugar, a 3m32,6s de João Ferreira. Luís Portela de Morais chegou a rodar no segundo lugar da geral ao km 119, mas o piloto do GRally atrasou-se. Miguel Barbosa e Paulo Fiúza (Toyota Hilux T1+) fecham atualmente o top 5, logo na frente de Armindo Araújo e Luís Ramalho (Can-Am Maverick X3), que estão na luta pelo título nacional da categoria T3. Na categoria T1, Alexandre Franco e Rui Franco são, para já, os líderes, apesar de problemas no turbo do Mercedes 350D.

Os concorrentes vão agora enfrentar o decisivo Setor Seletivo 4, à tarde, para encontrar os vencedores da 37.ª Baja Portalegre 500.

Classificações online:https://clasif.anube.es/gen/?rallyId=117

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…