Organizado pela  AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão decorreu na CCDR Alentejo, IP, o Seminário de Avaliação dos Fundos Europeus: dos Resultados do 2020 ao Plano de Avaliação do 2030.

A Ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva,  esteve presente no encerramento dos trabalho durante os quais foram debatidos temas como as “Potencialidades e desafios da definição de uma estratégia de avaliação dos Fundos”, onde interveio Carla Leal, Diretora da Unidade de Avaliação e Monitorização Estratégica da AD&C, além de outras individualidades, e cujo chairman foi Paulo Areosa Feio, Diretor do PlanApp – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.

Decorreu também uma mesa redonda cujo tema  era “Como potenciar a utilidade das avaliações?” e que foi  dinamizada por Duarte Rodrigues, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da AD&C.

A sessão, foi aberta por António Ceia da Silva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, que destacou o “papel fundamental desempenhado pelos Fundos Europeus no desenvolvimento económico e social do nosso país”., acrescentando que o “programa Alentejo 2020 atingiu com sucesso os objetivos estabelecidos e podemos afirmar com confiança que vamos atingir as metas de execução definidas”.

Sobre Plano de Avaliação para o Portugal 2030, Ceia da Silva considerou que é “crucial desenvolver uma estratégia robusta e abrangente, tendo em consideração as lições aprendidas no período anterior. Este plano deve ser baseado em indicadores claros e mensuráveis, bem como em metas realistas e alcançáveis. Também é fundamental considerar os desafios emergentes, como as mudanças climáticas, a digitalização da economia e as disparidades regionais”.

A sessão de  abertura do seminário que contou também com a presença de  Cláudia Joaquim, Presidente da AD&C, Nicola de Michelis, Diretor para o Crescimento sustentável e inteligente e implementação de programas da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…