A Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE) alertou hoje os empresários da cidade para as tentativas de burla, por telefone, em que desconhecidos se fazem passar por inspetores da ASAE para cobrar multas inexistentes.
Em declarações à agência Lusa, a secretária-geral da ACDE, Mariana Candeias, indicou que a associação foi informada da ocorrência de tentativas de burla na cidade alentejana pela própria Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
“A informação que recebemos da ASAE foi que já há comerciantes burlados e que alguns já apresentaram queixa-crime”, referiu.
Segundo a responsável, a ACDE já enviou um alerta para o correio eletrónico dos cerca de 800 associados, todos no distrito de Évora, que operam nos setores do comércio, turismo e serviços, além de publicar um aviso nas redes sociais.
Mariana Candeias adiantou que os burlões estão a ligar para os empresários da cidade, sobretudo do setor da restauração, por volta da hora de almoço, quando os restaurantes têm clientes, e identificam-se como inspetores da ASAE.
“Dizem que houve denúncia contra o estabelecimento, por não ter bocas-de-incêndio ou não ter exposto, de forma visível, a planta do espaço e que isso são infrações que podem levar ao pagamento de seis mil a 25 mil euros de multa”, contou.
Os burlões, relatou, pedem ao comerciante para colaborar sob ameaça de encerramento do estabelecimento, solicitam o pagamento imediato de uma multa reduzida no valor de 600 euros para não terem que pagar mais e fornecem uma referência multibanco.
“Parece que a referência multibanco já é conhecida como sendo utilizada noutras burlas”, frisou.
A secretária-geral da ACDE pediu aos empresários, no caso de serem contactados, para não corresponderem ao pedido, lembrando que a ASAE não faz inspeções por telefone nem pede o pagamento de multas sem antes ter levantado um processo.
-
Cinco toneladas de mel apreendidas pela ASAE em Évora e Aljustrel
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cinco toneladas de mel, p… -
Empresas e cooperativas do Alentejo afectadas pelos incêndios podem candidatar-se a apoios
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo tem candidaturas a… -
GNR de Évora de luto por Manuel Tibério
Nesta sexta-feira, 24 de Outubro, a Guarda Nacional Republicana "perdeu um dos seus". …
Carregar mais artigos relacionados
-
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce… -
Comando Territorial de Portalegre da GNR celebra 17º aniversário
O Comando Territorial de Portalegre da GNR dedica a celebração do 17º aniversário à comuni… -
Segunda-feira regressa o bom tempo a Portugal
Depois de várias semanas de chuva intensa, trovoadas e ventos fortes, Portugal deverá regr…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Elvas: Entre parabéns e fotogramas, Museu Municipal da Fotografia assinalou 22º aniversário
O 22º aniversário do Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro foi assinalado sábado,… -
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce… -
Comando Territorial de Portalegre da GNR celebra 17º aniversário
O Comando Territorial de Portalegre da GNR dedica a celebração do 17º aniversário à comuni…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…