A Câmara de Vila Viçosa vai precisar de quase um milhão de euros para retomar a reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca, após o incêndio em Julho, revelou o presidente do Município.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Vila Viçosa, Inácio Esperança, indicou que as peritagens no edifício após o fogo já terminaram e que agora estão a ser elaborados os projectos para a retirada dos escombros e para a nova cobertura.

“Apurámos um valor de 940 mil euros para repor aquilo que foi destruído” pelas chamas, adiantou, referindo que a Autarquia espera conseguir o financiamento necessário através de fundos próprios, comunitários e de emergência e dos seguros.

Inácio Esperança realçou que o projecto de segurança para a retirada dos escombros que resultaram do incêndio está a cargo de técnicos contratados pelo Município, prevendo que os trabalhos no terreno comecem no início de Setembro.

Já a elaboração do projecto para a nova cobertura, assinalou o presidente da Câmara de Vila Viçosa, foi entregue à empresa projectista da obra que estava em curso no edifício quando deflagrou o incêndio.

“A empresa não tinha feito a totalidade do projecto da cobertura porque não era necessário”, pois, na altura, apenas “precisava de ser melhorada e de telhas substituídas” e, agora, “tem que se fazer um projecto todo, porque as madeiras arderam”, disse.

Segundo o autarca, a reabertura do cineteatro, após obras de reabilitação, já não vai acontecer em Dezembro, como estava previsto antes do incêndio, mas sim durante o próximo ano.

O incêndio que deflagrou no dia 31 de Julho, no Cineteatro Florbela Espanca, destruiu a estrutura da cobertura, o tecto falso e o sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).

A Polícia Judiciária está a investigar a origem do fogo, através da Unidade Local de Investigação Criminal (ULIC) de Évora, que conta com o apoio de peritos do Laboratório de Polícia Científica (LPC).

Inaugurado em 29 de Julho de 1957, o equipamento, situado numa das principais artérias da localidade e que estava fechado há mais de 10 anos, é considerado pela Autarquia como um “espaço de grande importância” para Vila Viçosa.

SM (TCA) // VAM
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…