José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, recebeu, no dia 10 de Agosto, a visita de Wali Mouaad Jamaia, representante da região marroquina de L’Oriental, localizada na fronteira com a Argélia.
Mouaad Jamai, detentor do título de Wali, que se traduz como presidente, possui uma posição de grande importância, nomeada pelo rei de Marrocos. Mouaad é um dos 12 Walis que existem no país.
Esta visita surge na sequência da realização do Festival Sete Sóis Sete Luas, que teve lugar em Julho, evento que promoveu o intercâmbio cultural, que já se tornou parte da agenda de Verão em Elvas.
Mouaad Jamai encontra-se de férias a explorar as cidades portuguesas envolvidas no festival. Fez-se acompanhar da sua esposa, do director do evento, Marco Abbondanza, e do colaborador e ex-presidente de Ponte Sor, João Taveira Pinto.
A visita simboliza a parceria duradoura entre Marrocos e Portugal, reforçando os laços entre as nações, e abre novas oportunidades para futura colaborações que sejam vantajosas para ambos os países.
Segundo a Autarquia, Mouaad Jamai ficou “encantado com a beleza da cidade” e “ deslumbrado ao ouvir o presidente do Município de Elvas”.
Mouaad disse que é “interessante ouvir o presidente falar sobre o potencial de Elvas” e acrescentou que tem “muito a aprender com o presidente”. “Tem muita experiência e visão, só tenho pena de não o ter conhecido há mais tempo”, referiu.
Para terminar, pediu para continuar a manter o contacto com o presidente da Câmara de Elvas porque acredita que “a aproximação cultural pode também aproximar a nível económico”.
Rondão Almeida recebeu a visita de Mouaad com “enorme gratidão” e ficou “extremamente contente por existir uma aproximação entre as duas cidades, Elvas e L’Oriental”, mostrando interesse em “haver uma geminação para poderem trabalhar em conjunto”.
Em 2024, Portugal e Marrocos celebram 250 anos do Tratado de Paz e são dois países que têm de unir forças e trabalhar em prol da cultura e da economia.
O director do Festival Sete Sóis Sete Luas mostrou interesse em haver um intercâmbio de culturas, deixando o convite para que “gentes” de Elvas se desloquem até Marrocos para mostrarem a gastronomia, a cultura musical e as tradições.
De forma a enriquecer as relações culturais entre os dois países, Mouaad Jamai e a comitiva pernoitaram em Elvas, para hoje, dia 11 de Agosto, visitarem o Museu de Arqueologia e o icônico Forte da Graça, locais que testemunham a rica herança cultural e histórica da região.



