Uma enfermeira do centro de saúde de Moura, no distrito de Beja, foi agredida alegadamente por um jovem que acompanhava um doente às urgências da unidade, revelaram hoje fontes hospitalares e da polícia.
A fonte do Comando Distrital de Beja da PSP indicou à agência Lusa que o caso aconteceu na terça-feira e que, quando os agentes chegaram, o alegado agressor já não se encontrava no local.
Segundo a mesma fonte, a enfermeira apresentou queixa e o suspeito, um jovem cuja idade não soube precisar, foi identificado mais tarde pela PSP.
O alegado agressor, referiu a fonte da PSP de Beja, é familiar de um doente que tinha recorrido ao Serviço de Urgência Básica (SUB) do centro de saúde de Moura.
Contactada pela Lusa, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que gere os centros de saúde do distrito, condenou com veemência a agressão e revelou ter disponibilizado à enfermeira “os meios institucionais ao seu alcance, nomeadamente apoio psicológico e jurídico”.
“Em conjunto com a Câmara de Moura, a ULSBA reunirá em breve com as autoridades competentes no sentido de serem tomadas as melhores e mais eficazes medidas para dissuadir ou minimizar este tipo de situações violentas”, acrescentou.
Também em declarações à Lusa, Edgar Santos, dirigente no Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), disse que a estrutura sindical teve conhecimento do caso na quarta-feira através de uma colega da enfermeira agredida.
“Foi reportado que a colega pediu às pessoas excedentárias que entraram pelo SUB adentro, não respeitando outros utentes, para que tivessem calma e foi agredida por um dos acompanhantes”, adiantou o sindicalista.
Assinalando que as agressões e ameaças são frequentes naquela unidade de saúde, Edgar Santos realçou que o sindicato pretende alertar o conselho de administração da ULSBA para “a falta de segurança no SUB de Moura”.
De acordo com a fonte da PSP de Beja, já foi reforçada a segurança junto ao centro de saúde daquela cidade alentejana.
-
Fisioterapeuta Sara Vaz publica segundo artigo científico
A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo congratulou-se com a publicação do segundo artig… -
Alentejo: GNR detém caçador e apreende espingarda caçadeira e 28 cartuchos
Um homem, de 66 anos, foi detido pela GNR por estar a caçar com recurso a “processos e mei… -
PSP detém dois suspeitos de agressão e roubo a sem-abrigo em Évora
Dois homens, de 20 e 40 anos, foram detidos pela PSP e o mais velho ficou em prisão preven…
Carregar mais artigos relacionados
-
Ponte de Sor: Centro Cultural de Montargil celebra 8º aniversário com dia repleto de atividades
O Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, celebrou no sábado, dia 14 de Fe… -
Vila Viçosa: Formação sobre “Riscos Bióticos” na Floresta vai capacitar profissionais do setor florestal
O Município de Vila Viçosa promove, entre 3 de Março e 3 de junho de 2026, a ação de forma… -
Detidos, multados e em fiscalização: semana agitada no distrito de Portalegre
Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, o Comando Distrital de Portalegre da PSP intensificou a…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Câmara de Portalegre desativa Plano Municipal de Emergência e de Proteção Civil
A Câmara de Portalegre informou hoje que já foi desativado o Plano Municipal de Emergência… -
Ponte de Sor: Centro Cultural de Montargil celebra 8º aniversário com dia repleto de atividades
O Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, celebrou no sábado, dia 14 de Fe… -
Vila Viçosa: Formação sobre “Riscos Bióticos” na Floresta vai capacitar profissionais do setor florestal
O Município de Vila Viçosa promove, entre 3 de Março e 3 de junho de 2026, a ação de forma…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Ponte de Sor: Centro Cultural de Montargil celebra 8º aniversário com dia repleto de atividades
O Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, celebrou no sábado, dia 14 de Fe…