A Torre de Informação e Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor foi inaugurada terça-feira, dia 27 de Junho.
O acto inaugural contou com a presença, para além do presidente da Câmara, Hugo Hilário, do ministro das Infraestruturas, João Galamba, da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do eurodeputado Pedro Marques e do presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva.
Na ocasião, Hugo Hilário abordou vários temas, entre os quais a oferta formativa que o sector aeronáutico na região tem para oferecer, sublinhando que o concelho “se afirmou definitivamente” no ‘cluster’ aeronáutico.
“Isto obviamente que tem, para todos nós, para nós comunidade, para nós concelho, para nós região, um inequívoco impacto positivo na economia”, disse.
O autarca recordou que o concelho está envolvido em três agendas mobilizadoras no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que são importantes para o futuro do aeródromo.
As três agendas traduzem-se num investimento na ordem dos 300 milhões de euros, prevendo a criação até 600 postos de trabalho directos e 1500 indiretos.
O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor emprega mais de 300 pessoas, tem 12 empresas, entre as quais uma das maiores escolas de pilotos da Península Ibérica.
Foram investidos cerca de 40 milhões de euros, ao longo de quase duas décadas, financiados a 70% por fundos comunitários e o resto do orçamento da Câmara Municipal.



