A Guarda Nacional Republicana (GNR) detectou na quarta-feira mais de 130 infracções numa operação de fiscalização e controlo de mercadorias em todo o território nacional, prevenindo situações de fraude tributária.
Em comunicado, a GNR explica que a operação designada “Tributo II” cingiu-se a controlar os documentos de transporte e facturação de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC).
A “Tributo II” teve principal “incidência nos principais eixos da rodoviária nacional”.
A GNR verificou o Imposto sobre o Tabaco (IT), o Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA) e o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), bem como a condição das viaturas de matrícula estrangeira em circulação no território nacional.
No total, foram fiscalizados 565 veículos e elaborados 133 autos de contraordenação.
A autoridade policial executou 124 autos no âmbito do regime de bens em circulação, nomeadamente por falta ou omissão de documentos de transporte, oito por falta de inspecção periódica obrigatória e um devido ao imposto sobre produtos petrolíferos.
A operação de fiscalização contou com o reforço dos comandos territoriais de Açores, Madeira, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro.
A GNR acrescenta que, “ciente do seu efeito dissuasor e preventivo, irá prosseguir e intensificar este tipo de operações, no âmbito do combate à economia paralela e às práticas de fraude e evasão fiscais”.

JML // ZO
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…