A 14.ª Feira do Cavalo e do Touro, certame também conhecido por “Ecuextre”, decorre de 8 a 11 de Junho no recinto de feiras de Badajoz (IFEBA) com uma exposição dedicada ao matador Roca Rey.
A mostra reune trajes e objectos pessoais, cabeças de touros, fotos e troféus, e inclui como novidade um Bolsín Taurino, coincidindo com o 25º aniversário da Escola de Tauromaquia da Província de Badajoz.
A Ecuextre conta com a presença de mais de 300 cavalos e será sede do VII Concurso Morfológico de Pura Raça Espanhola e do I Festival Morfológico-Funcional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, além do Troféu Campeonísimos e do Campeonato de Faena e Doma de Campo, que serão realizados novamente, pelo segundo ano consecutivo.
A vereadora delegada do IFEBA em exercício, Blanca Subirán, acompanhada pela directora da feira, Pepa Dueñas, indicaram que a Feira do Cavalo e do Touro “tem colhido numerosos sucessos ano após ano”.
O certame conta ainda com uma vertente comercial espelhada nas cerca de 50 empresas presentes e que estão ligadas ao sector.
Também estarão presentes mais de 70 ganadarias de raças puras, desde a Pura Raça Espanhola ao Lusitano, passando pelo Hispano-Árabe, e as “melhores” ganadarias de touros bravos da região da Extremadura, cuja presença e colaboração são “muito importantes”, afirmou a vereadora, destacando na área taurina a grande exposição dedicada a Roca Rey, que tem uma forte ligação com a cidade, pois quando começou a sua carreira em Espanha esteve na Escola de Tauromaquia da Província de Badajoz.





