A 14.ª edição da Feira do Cavalo e do Touro da Extremadura, que vai decorrer de 8 a 11 de Junho, em Badajoz, foi apresentada hoje pela directora do certame, Pepa Dueñas, assim como Blanca Subirán, vice-presidente e vereadora delegada da Feira de Badajoz IFEBA.

A inauguração terá lugar na quinta-feira, dia 8 de Junho, ao meio-dia, e terminará no domingo, dia 11 de junho, às 19h30. Durante esses dias realizam-se diversas competições e exibições, tanto equestres como tauromáquicas, bem como actividades infantis, que todos os visitantes poderão desfrutar.

A Ecuextre tem vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento internacional devido à relevância que coloca em torno do montado, uma paisagem que caracteriza a região da Extremadura, abrangendo múltiplas disciplinas que representam a forma de vida e o sistema produtivo dos extremenhos.

Como acontece todos os anos, a feira conta com dois focos: o comercial e o lúdico, nos quais participam cerca de 50 empresas comerciais com o objectivo de promover e fortalecer a sua marca, para além das mais de 70 ganadarias de raças puras e dos mais de 150 cavaleiros que competirão em diversas modalidades. Haverá também diversas áreas de restauração junto à pista, que proporcionarão um ambiente de lazer, gastronomia e música, que continuará no terraço exterior na sexta-feira e sábado a partir das 21h.

Graças à missão comercial oferecida pela Extremadura Avante, a iniciativa conta novamente com a presença de compradores internacionais do México, Alemanha e Reino Unido no sector equino, com a missão de promover e fortalecer as relações comerciais entre os criadores de cavalos da Extremadura e os mercados estrangeiros.

A vereadora destacou que a XIV edição da Feira do Cavalo e do Touro é a única do seu sector em Espanha e que combina o mundo do cavalo e do touro, o que é evidenciado pela realização de diferentes concursos e actividades equestres e tauromáquicas, como o VII Concurso Morfológico P.R.E. Categoria *** onde competem as melhores criações de Pura Raça Espanhola, o Campeonato de Espanha de Doma de Cavalos Pura Sangue Lusitano, o Festival Morfológico-Funcional do Cavalo P.S.L., que incluirá, como novidade, ganadarias portuguesas, o VIII Troféu Ibérico de Doma Clássica CDN** FHEX COPA ANCCE, o XI Troféu Campeoníssimos, Campeão dos Campeões, que nasceu no seio da Ecuextre e se tornou uma referência nas competições olímpicas, a nova adição da Prova de Potência e o Concurso Nacional de Salto, e o 47º Concurso Nacional de Faena e Doma de Campo, complemento perfeito que une o touro e a criação de gado com o sector equino, e que se realizará à tarde a partir das 20h.

Além disso, destaca-se a grande exposição taurina Roca Rey, que está intimamente ligado à cidade de Badajoz devido ao seu crescimento como toureiro na Escola de Tauromaquia da Diputación de Badajoz, e que, apesar da sua juventude, tem uma longa trajetória de sucesso. Além disso, serão realizadas actividades na praça de touros coberta, como os tradicionais forcados pelas Escolas de Moita e Alcochete, os recortadores de Arte e Raza, tentaderos pela Escola de Tauromaquia da Diputación de Badajoz e pela Escola de Salamanca, e a inovadora celebração do 1º Bolsín Taurino para promover uma competição saudável entre os jovens que estão a iniciar-se no mundo do touro.

A Ecuextre também contará com a simbiose entre o profissionalismo e a formação, com a presença dos Ciclos de Formação do Meio Rural de Navalmoral de la Mata, da Escola de Formação de Capatazes e do Instituto Nossa Senhora de Bótoa. Por último, foi reconhecido o trabalho dos lamentavelmente falecidos D. Ignacio Bravo Martínez e D. Joaquín Conesa Conesa, criadores de Cavalos de Pura Raça Espanhola, e agradecida a colaboração da Consejería de Agricultura, Desarrollo Rural, Población y Territorio e da Consejería de Economía, Ciencia y Agenda Digital da Junta de Extremadura, do Patronato de Turismo y Tauromaquia da Diputación de Badajoz e das Federações e Associações Nacionais e Regionais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?

A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…