O Banco de Portugal colocará em circulação, no dia 1 de Junho, uma moeda de colecção em liga de cuproníquel com o valor facial de cinco euros, designada “Miragaia longicollum”, integrada na série “Dinossauros de Portugal”.

A distribuição ao público será efectuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

De acordo com o Banco de Portugal, a moeda “Miragaia longicollum” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta, no anverso, a imagem do fóssil do dinossauro em espiral; ao centro, o valor facial e o escudo nacional; na orla esquerda, as legendas “Portugal” e “2023”; e no reverso, no campo central, o dinossauro em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito; na zona inferior, em silhueta, a representação do solo e de um arvoredo; na orla esquerda, a indicação da autora e a legenda “Casa da Moeda”; e na orla direita, o nome científico da espécie, Miragaia longicollum.

As características desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 117/2023, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 90, de 10 de Maio.

Foi definido o limite de emissão de 30.000 moedas com acabamento normal.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

PSP detém três pessoas por tráfico de estupefacientes, dois ficam em prisão preventiva

O Comando Distrital de Portalegre da PSP deteve três pessoas, dois homens e uma mulher, po…