O Banco de Portugal colocará em circulação, no dia 1 de Junho, uma moeda de colecção em liga de cuproníquel com o valor facial de cinco euros, designada “Miragaia longicollum”, integrada na série “Dinossauros de Portugal”.
A distribuição ao público será efectuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

De acordo com o Banco de Portugal, a moeda “Miragaia longicollum” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta, no anverso, a imagem do fóssil do dinossauro em espiral; ao centro, o valor facial e o escudo nacional; na orla esquerda, as legendas “Portugal” e “2023”; e no reverso, no campo central, o dinossauro em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito; na zona inferior, em silhueta, a representação do solo e de um arvoredo; na orla esquerda, a indicação da autora e a legenda “Casa da Moeda”; e na orla direita, o nome científico da espécie, Miragaia longicollum.
As características desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 117/2023, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 90, de 10 de Maio.
Foi definido o limite de emissão de 30.000 moedas com acabamento normal.