O projeto de decreto-lei que aprova medidas de simplificação de procedimentos administrativos em matéria de urbanismo, ordenamento território e indústria e simplifica um conjunto de licenciamentos industriais no âmbito do Sistema da Indústria Responsável (SIR), tendo em vista a redução dos encargos das empresas e os cidadãos, vai estar em consulta pública até ao dia 18 de junho (Consulta – Simplificação de licenças e procedimentos na área Industrial (consultalex.gov.pt)).

É proposta uma medida geral de grande relevância com o objetivo de colocar a Administração Pública a dialogar a uma só voz, através da implementação de uma Conferência Procedimental Deliberativa. Assim, pretende-se coordenar a resposta de entidades administrativas em certos tipos de projetos complexos e que é aplicável a todos os procedimentos administrativos e não apenas aos relativos ao urbanismo, ordenamento do território e indústria. Deste modo, o projeto diploma prevê que todos os atos administrativos, pareceres ou pronúncias em sede de comunicação prévia, que sejam necessários para a concretização de projetos de investimento com um valor inicial bruto igual ou superior a 25 milhões de euros, sejam substituídos por um único ato através de uma conferência procedimental deliberativa. Em causa estão os Projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN), projetos financiados por fundos europeus e pelo Plano de Recuperação e Resiliência e que envolvam investimento inicial bruto igual ou superior a milhões de eurosNo que toca aos procedimentos previstos no Sistema da Indústria Responsável (SIR), o projeto prevê a eliminação de vistorias prévias nos procedimentos de “tipo 1” do SIR, exceto quando as mesmas decorram de legislação especial, e a eliminação de quase todos os procedimentos de “tipo 3” do SIR, o que envolve a dispensa de cerca de 21 000 procedimentos.

A necessidade de obtenção prévia do Número de Controlo Veterinário pelo investidor é eliminada, dispensando-se qualquer ato de iniciativa do promotor, o mesmo acontecendo à licença (com 28 taxas) do Instituto Português da Qualidade para os equipamentos e recipientes sob pressão, mantendo-se apenas a necessidade de realização de inspeções periódicas.

A licença (com quatro taxas) para motores fixos também é eliminada e deixam de ser necessárias a declaração prévia e a aprovação para a instalação de motores com mais de 75Kw e 560 Kw, respetivamente.

As normas para comercialização e utilização de máquinas usadas são igualmente revogadas, deixando de ser necessária a obtenção de uma certificação e a disponibilização do manual de instruções para a venda de máquinas por comerciantes, na sua atividade comercial.

Estas propostas de alterações legislativas inserem-se na reforma de simplificação dos licenciamentos, uma medida Simplex, através da eliminação de licenças, autorizações, atos e procedimentos dispensáveis ou redundantes em matéria de indústria, simplificando a atividade das empresas, reduzindo os custos de contexto e com isso reforçar a competitividade do país.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Explosão em garagem em Vila Viçosa provoca dois feridos graves

Dois homens ficaram hoje feridos com gravidade na sequência de uma explosão na garagem de …